Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

O ministro do Mar mergulhou esta semana num dos santuários de cavalos-marinhos recentemente criados na Ria Formosa, no Algarve, local onde foram libertados animais em novembro passado.

O convite partiu do fotojornalista de conservação João Rodrigues (Chimera Visuals), o qual documentou a visita do ministro a englobar em dois projetos fotojornalísticos em curso para as revistas internacionais Stern e Green Peace.

Ricardo Serrão Santos foi acompanhado pelo investigador do Centro de Ciências do Mar do Algarve, Jorge Palma, que aproveitou a oportunidade para mostrar in loco ao ministro «quer os cavalos-marinhos, quer o trabalho que ali temos desenvolvido», nomeadamente as estruturas artificiais colocadas para recriar habitat natural e onde estes se podem fixar e uma zona de transplante de ervas marinhas.

lagos eventos
Sul Informação
Cavalo-marinho – Foto: © Diogo Paulo

Segundo o CCMAR, «as ótimas condições da água permitiram localizar os animais e avaliar as condições do local onde há quatro meses foi libertado um grupo de 60 cavalos-marinhos, a maioria nascidos em cativeiro, naquela que foi a primeira ação de repovoamento neste local».

Em 2001, um estudo revelou que a Ria Formosa era a zona de maior densidade de cavalos-marinhos do mundo, mas um censo realizado em 2018 apontou para um decréscimo de mais de 90% daquela comunidade na última década, comprometendo seriamente a sua conservação, e tornando-as espécies em risco de extinção local.

A 3 de Março de 2020, foram criadas, pelo Parque Natural da Ria Formosa (PNRF)/Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), duas Áreas de Proteção para salvaguardar os cavalos-marinhos da Ria Formosa, cuja população diminuiu abruptamente nos últimos 20 anos.

As duas zonas, uma em Olhão – localizada no recovo a nascente do núcleo da Culatra (Ilha da Culatra) – e a outra em Faro – a norte da Cabeça do Morgado, (Geada) – perfazem aproximadamente uma área de 0.61 quilómetros quadrados onde é proibida a circulação de todas as embarcações.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

bycatch tubarões1

Já há um guia para reduzir a captura acessória de tubarões e raias vítimas da pesca de arrasto 

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”