Ministro da Educação inaugura Centro Escolar de São Teotónio que integra alunos migrantes

Hélder Guerreiro: “quando inauguramos uma escola, inauguramos uma porta para o futuro”

O ministro da Educação inaugurou esta quarta-feira, dia 9 de Março, o Centro Escolar de São Teotónio, em Odemira, construído no recinto da Escola Básica 2, 3 Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa e que entrou em funcionamento no ano letivo 2020/2021.

Com capacidade para cerca de 200 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este estabelecimento de ensino pertence à Rede de Escolas para a Educação Intercultural, distinguindo-se pela integração de alunos migrantes. Atualmente, o Agrupamento de Escolas de São Teotónio tem alunos de 32 nacionalidades.

Além do ministro Tiago Brandão Rodrigues, a cerimónia de inauguração contou a presença da deputada Telma Guerreiro, do presidente da Câmara Hélder Guerreiro, da presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, dos vereadores Ricardo Cardoso, Isabel Palma Raposo, Pedro Rebelo Ramos e Raquel Vicente e Silva, da delegada regional de Educação do Alentejo, Maria João Charrua, do presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, Dário Guerreiro, bem como de Inês Pinto, sub diretora do Agrupamento de Escolas de São Teotónio, e representantes de outros estabelecimentos de ensino do concelho.

 

O presidente da Câmara Hélder Guerreiro sublinhou que “este é um espaço único onde se pode integrar verdadeiramente as comunidades, é um local onde se tratam as pessoas pelo nome e não pela nacionalidade. Quando inauguramos uma escola, inauguramos uma porta para o futuro”.

Tiago Brandão Rodrigues enalteceu o trabalho desenvolvido pela autarquia e pelas comunidades educativas do concelho, que têm um papel preponderante em educar as novas gerações.

O ministro destacou que este território tem recebido gentes provenientes de várias origens, migrantes e refugiados, que a determinado momento decidiram que esta será a sua nova casa. Deu como exemplo o Agrupamento de Escolas de São Teotónio, onde “A língua oficial é o português e é o português que aqui se aprende, mas a partir da língua materna de todas estas crianças. Sabemos que é necessário muito, muita audácia, muita bravura, mas é altamente recompensador”.

Rematou afirmando que com este novo espaço, o Agrupamento de Escolas fica dotado com melhores condições para dar continuidade a este projeto pedagógico.

Depois do momento de descerrar da placa de inauguração, seguiu-se a visita ao Centro Escolar na qual o ministro da Educação teve oportunidade de falar com docentes e conhecer alguns dos alunos.

 

Fotos: CM Odemira | Luís Guerreiro

 



Comentários

pub