Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A MarK 6 é a empresa vencedora do Concurso Inova Algarve 2.0 dirigido às PME da região. Na final do concurso que decorreu, esta quarta-feira, na sede do NERA, em Loulé, a empresa apresentou o EquaDynamics, um sistema de propulsão naval que transforma o desperdício em consumo e reduz o consumo, elétrico ou combustível, até 50%, assim como as emissões de CO2 para a atmosfera.

De entre os 15 os finalistas, foram distinguidos, nas diferentes categorias, os projetos: Gribb, em Turismo e Agroalimentar; Faro Story Spot, em Turismo e Tecnologias de Informação e Comunicação e Indústrias Culturais e Criativas; EquaDynamics, em Turismo e Mar; SAN – Saúde Integrativa, em Turismo e Saúde; e Âmago – Energia Inteligente, em Turismo e Energia Renováveis.

Cada um recebeu um prémio de cinco mil euros e o vencedor um prémio adicional de cinco mil euros.

Banner lateral albufeira

Na categoria Turismo e Agroalimentar, valorizam-se os produtos da região, com a Gribb, de Portimão, que aposta na primeira produção biológica de cogumelos no Algarve, com 14 espécies, cinco das quais únicas a nível nacional e três com fins medicinais.

Esta empresa tem uma produção atual de 60 quilos por semana e «diferencia-se pela circularidade transmutando desperdício em alimento, com um modelo de agricultura vertical e 100% biológico».

Na categoria Turismo e Tecnologias de Informação e Comunicação e Indústrias Culturais e Criativas, o vencedor é o Faro Story Spot, da Good Moments, que dá a conhecer a História de Faro, a relação da cidade com a Ria Formosa e a Dieta Mediterrânica.

Este é um projeto baseado na tecnologia e ferramentas multimédia, com abertura prevista para o final de Abril.

Na categoria de Turismo e Mar, a Mark 6 foi a empresa distinguida pelo projeto EquaDynamics, que tem em curso dois pedidos de patente e que foi o grande vencedor.

O projeto permite aumentar a autonomia das embarcações, atualmente o maior obstáculo à transição para a mobilidade elétrica naval.

A SAN-Saúde Integrativa, que pretende aplicar os princípios da sustentabilidade e a conexão à natureza como estilo de vida, foi a vencedora na categoria de Turismo e Saúde.

Este é um projeto pioneiro «assente numa equipa interdisciplinar tem em vista a construção de infraestruturas que permitam dar projeção internacional ao conceito».

Já na categoria Turismo e Energia Renováveis, venceu a Âmago – Energia Inteligente, que aposta na transformação de calor para águas quentes sanitárias, gerando poupanças superiores a 60%, eliminando a necessidade das tradicionais caldeiras de combustíveis fósseis, em hotéis.

O Concurso de Projetos Empresariais Inovadores Inova Algarve 2.0, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE2020, contabilizou 63 projetos elegíveis, entre ideias e projetos implementados a partir de 1 de Janeiro de 2019, dos quais foram selecionados 15 finalistas, três de cada uma das cinco categorias.

 

 



lagos eventos
municipio de odemira

Também poderá gostar

NERA

NERA entra em 2025 com «uma visão renovada» e muitos projetos na calha

euribor_percentagem_dinheiro

NERA acolhe seminário sobre “Orçamento do Estado para 2025”

Vitor Neto lançamento Não Biografia_HR (1)

Empresários do Algarve reconduziram Vítor Neto como presidente do NERA