Figueira dos Cavaleiros assinala Dia da Mulher com homenagem a quem «faz a diferença na freguesia»

No dia 8, haverá um jantar comemorativo

Figueira dos Cavaleiros está a divulgar, desde 2 de Março, na sua página de Facebook, rostos de mulheres que «diariamente fazem a diferença na freguesia» do concelho de Ferreira do Alentejo, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de Março.

«Padeira, cabeleireira, responsável de café, abastecedora de combustível e muitas outras profissões fazem o dia a dia de Figueira dos Cavaleiros e de Santa Margarida do Sado. Muitas são as mulheres que assumem, sem receios, papéis que tantas vezes vemos como reservados ao homem», realça a Junta de Freguesia de Figueira dos Cavaleiros.

Juvenália Salgado, natural da freguesia e a cumprir o seu terceiro mandato como presidente da Junta, acredita que «este ano encontrámos uma forma muito original de celebrar uma data que todos os dias acontece, mas que o calendário reserva celebração para o 8 de Março. Mais do que palavras bonitas, este ano celebramos as pessoas, celebramos o seu valor, a sua capacidade de intervenção e fazemos isso publicamente e online para que a nossa mensagem e as nossas mulheres cheguem a mais pessoas. Selecionamos um conjunto de Mulheres que têm tarefas fundamentais na freguesia e damos-lhe rosto público, nas redes sociais, num filme sobre o dia da Mulher, num poema original de Sandra Salgado e num jantar que vai acontecer dia 8 em Figueira dos Cavaleiros».

«Depois de dois anos de pandemia, acreditamos ser tempo de recuperar este tipo de celebração e nada melhor do que começar com o papel da Mulher, valorizando a sua força, o seu trabalho, resiliência e capacidade de ser mãe, mulher e filha, mesmo em tempo de pandemia», destaca a Junta de Freguesia em nota enviada às redações.

No dia 8, na página de Facebook da freguesia e no jantar, será apresentado um poema original de Sandra Salgado e um vídeo da freguesia, precisamente com estas mulheres a explicarem o seu papel no dia-a-dia da terra.

Juvenália Salgado refere ainda que «é uma honra ser mulher e ser, ao mesmo tempo, o rosto da minha freguesia, a pessoa que dá a cara por tudo o que é mau e o que é bom e ao mesmo tempo que dirige uma autarquia onde cerca de 80% dos funcionários são mulheres. É bom viver aqui e é bom fazer as nossas aldeias cada vez mais bonitas», conclui.

 



Comentários

pub