«Feira do Porco Alentejano tem uma dinâmica muito própria» [com fotos]

O Sul Informação esteve à conversa com o presidente da Câmara de Ourique

Depois de uma paragem forçada, por dois anos, devido à pandemia da Covid-19, Ourique recebe, «em grande força», a 14ª edição da Feira do Porco Alentejano, organizada pela Câmara de Ourique e pela Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA) e que se prolonga até este domingo, dia 27 de Março.

Marcelo Guerreiro considera que «temos aqui uma grande feira que contribui, fortemente, para a ativação de Ourique, Capital do Porco Alentejano».

O autarca diz também que esta é uma «feira que tem uma dinâmica muito própria que funciona quase 24 horas por dia.

A dimensão internacional, com a presença da Cróacia, a dimensão nacional, com o município de Pinhel, o 1º Concurso de Linguiças Caseiras, que decorreu este sábado, o espetáculo de Aurea e as centenas de pessoas que, no primeiro dia, visitaram o certame, em Ourique, levam o autarca a fazer um balanço muito positivo.

Depois de uma comitiva italiana em 2019, este ano, a Feira do Porco Alentejano conta com a presença de uma delegação croata.

Marcelo Guerreiro realça esta sinergia com a Croácia que diz promover o porco alentejano além-fronteiras.

Além disso, o autarca refere que outra mais-valia desta dimensão internacional é a «partilha, com quem vem de territórios tão distantes, de visões sobre aquilo que são as nossas realidades e dinâmicas locais e, por isso, é uma aposta ganha e que irá continuar no futuro».

A par desta internacionalização, o certame aposta também no convite de um município português para participar na Feira do Porco Alentejano.

Este ano, é o município de Pinhel, no distrito da Guarda, que marca presença no Baixo Alentejo.

Uma prova de vinhos de Pinhel com presunto de porco alentejano foi a atividade que marcou a tarde deste sábado e que juntou o melhor destes dois territórios que, segundo Marcelo Guerreiro, «têm muito em comum, nomeadamente, os desafios do mundo rural».

Também o 1º Concurso de Linguiças Caseiras atraiu muitos participantes. Marcelo Guerreiro fala numa «iniciativa muito interessante que desafiou produtores caseiros, que mantêm viva a tradição de fazer linguiças e da matança do porco e que será, certamente, para continuar nos próximos anos».

Depois de ontem ter atuado Aurea, este domingo, às 17h30, haverá concerto com Toy, dois «momentos de muita animação e de grande enchente na Feira do Porco Alentejano».

 

Fotos: Ana Teresa Alves|Sul Informação

Comentários

pub