Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

A história da ciência é complexa e os caminhos de alguns cientistas cruzaram-se com momentos negros da nossa memória coletiva.

Não obstante, a verdadeira ciência precisa duma sociedade aberta para florescer.

O método científico necessita de liberdade para verificar a veracidade das hipóteses colocadas. Os cientistas têm um pensamento cético que, de forma estruturada, tenta detetar erros, por exemplo, replicando experiências.

vamos à vila 2025

Para os investigadores não existem, portanto, dogmas ou personalidades acima de críticas.

Não é por acaso que, quando os tiranos chegam ao poder, atacam primeiro os intelectuais, artistas e cientistas. O pensamento livre nunca é tolerado pelas ditaduras.

Mas será a democracia um garante absoluto duma comunidade racional? Infelizmente, a pandemia destapou as nossas fragilidades. Nalguns países ocidentais, algumas decisões foram baseadas no pensamento mágico com consequências trágicas.

Existem, portanto, poderosos adversários da ciência e estes estão bem descritos pela dupla Carlos Fiolhais e David Marçal no livro “A Ciência e os seus inimigos”.

O primeiro capítulo da obra aborda, precisamente, os ditadores, com destaque para Adolf Hitler e Josef Estaline. A obsessão hitleriana com a “raça pura” deu origem a hediondas experiências nos campos de concentração.

Na União Soviética, o agrónomo Lysenko esteve na origem dum desvio pseudocientífico que negava a biologia da hereditariedade descrita inicialmente pelo monge agostiniano checo Gregor Mendel (1822-1884).

Mas os autores exploram também outros famosos “inimigos”, tais como os vendilhões, passando pelos exploradores do medo, até aos obscurantistas.

Neste tempo de relativismo, em que a verdade parece não existir, é muito importante estar vigilante e este livro ajuda nesse exercício.

A ciência precisa da liberdade democrática e, por sua vez, a democracia necessita da razão da ciência para a prosperidade e bem estar.

Cidadãos informados são cidadãos mais livres.

 

Autor: Luís Monteiro é médico

 

Sul Informação

Sul Informação

 



Banner lateral albufeira
corrida fotográfica

Também poderá gostar

astronomia_Depositphotos_82833490_XL

Maio, mês de “chuva de estrelas”, no rasto deixado pela passagem do cometa Halley

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

orca_foto imprensa na ciência regional_API

Investigação explora alteração das perceções da vida marinha, com impacto nos esforços de conservação