Contrarrelógio e bonificações devem ser decisivos na 39ª Volta ao Alentejo

A prova foi apresentada esta quinta-feira, 10 de Março, em Redondo

A Volta ao Alentejo em bicicleta vai ser disputada de 16 a 20 de Março, com o contrarrelógio, em Castelo de Vide, e as bonificações a deverem ser decisivas para as contas finais. 

A prova foi apresentada esta quinta-feira, 10 de Março, em Redondo.

Ao longo de cinco dias, com partida em Vendas Novas, na quarta-feira, dia 16, e chegada a Évora no domingo, dia 20, a Volta ao Alentejo Delta Cafés vai percorrer um total de 724 quilómetros, destacando-se o regresso de Elvas ao itinerário.

Há 17 anos que a cidade fortificada não fazia parte desta prova que terá a participação de 19 equipas. Portugueses e espanhóis têm repartido os triunfos, mas o último vencedor foi o uruguaio Mauricio Moreira (Efapel).

A organização explica que, este ano, vão regressar as «bonificações de tempo nas etapas em linha».

«Numa prova em que as dificuldades de montanha são pouco significativas (apenas existem contagens de 4ª categoria), e nessa condição não se conseguem estabelecer grandes diferenças entre os candidatos ao triunfo, as bonificações podem incentivar a luta pela Amarela. Em cada chegada são atribuídos respetivamente 10”, 6” e 4” segundos de bonificação aos três primeiros classificados, o que vai motivar ainda mais os candidatos para entrarem na discussão das primeiras posições», acrescenta.

Com partida em Vendas Novas, às 11h30, a etapa inaugural com 176,7 quilómetros vai levar a prova para o litoral alentejano, terminando em Sines cerca das 16h00.

Ao segundo dia, novamente às 11h30, a caravana parte de Beja para o dia mais longo. Até Portel serão 187,7 quilómetros que deverão estar concluídos pouco depois das 16h00.

Na sexta-feira, a corrida partirá da cidade raiana de Elvas. Os quase 180 quilómetros vão terminar no norte alentejano, com Ponte de Sor a acolher o final.

No fim de semana, as decisões quanto ao vencedor da competição começam no sábado à tarde (15h30) a ganhar contornos mais claros com a realização do contrarrelógio em Castelo de Vide, com 8,4 quilómetros.

No domingo, será coroado o novo rei da “Alentejana”. A derradeira etapa com 171,9 quilómetros começa em Castelo de Vide e segue em direção a Évora.

A 39ª Volta ao Alentejo estará então terminada e os vencedores farão de novo a festa na praça do Giraldo.

 

Camisolas da 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés

Camisola Amarela Delta Cafés – Classificação Geral Individual por Tempos

Camisola Vermelha Correio da Manhã – Classificação Geral por Pontos

Camisola Verde Carclasse – Classificação Geral da Montanha

Camisola Branca CMTV – Classificação Geral da Juventude

Últimos Vencedores

2021 – Mauricio Moreira – (Efapel)

2020 – Cancelada

2019 – João Rodrigues (W52-FC Porto)

2018 – Luis Mendonça (Efapel)

2017 – Carlos Barbero (Movistar)

2016 – Enric Mas (Klein Constantia)



Comentários

pub