Concurso de Azeite realizado na Ovibeja volta a ser classificado como o melhor do mundo

“Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja” é o único em Portugal com abrangência internacional

A excelência do 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja subiu, uma vez mais, ao pódio como o melhor do mundo no ranking “World’s Best Olive Oils”.

O anúncio é feito pela ACOS – Agricultores do Sul que, em conjunto com a Casa do Azeite, organiza este evento que já ganhou lugar na agenda de provadores e de outras pessoas e entidades ligadas ao setor oleícola e que decorre no âmbito da Ovibeja.

“O Concurso da Ovibeja, o único em Portugal com abrangência internacional, mantém-se no grupo um dos melhores do mundo com a pontuação máxima”, realça a ACOS.

O concurso “cumpre os requisitos do ranking (20 pontos) a que se junta pontuação adicional por cumprir exigências suplementares relacionadas com o rigor e objetividade usados na autenticação das amostras concorrentes”.

Acrescenta que “os azeites concorrentes ao concurso da Ovibeja são, ainda, submetidos a uma análise química e a uma análise organolética feita por um painel de prova reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI)”.

Criado em 2012 pelo conceituado provador alemão Heiko Schmidt, com base nos resultados dos principais concursos de azeite virgem extra do mundo e, tendo como referência o concurso Mario Solinas, da responsabilidade do COI, o ranking “World’s Best Olive Oils” veio contribuir para a alteração do método de pontuação dos concursos realizados, introduzindo critérios de máximo rigor e autenticidade.

É com o máximo rigor que mais de três dezenas de provadores oriundos de vários países do mundo integram o Júri do Concurso da Ovibeja, cujo presidente é José Gouveia, especialista nacional em azeites.

A receção de amostras nacionais e de outros países ao 11º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja decorre até à próxima sexta-feira, dia 25 de Março.

 

 



Comentários

pub