Centro de Artes de Sines recebe a exposição Risco a Risco

Exposição Risco a Risco será exibida no Centro de Artes de Sines, no próximo mês

“O mar que se separa” (1998), de Ana Hatherly

Risco a Risco, a segunda exposição do projeto Gulbenkian Itinerante, será recebida a partir do dia 2, às 16h00, para interligar Sines e a Coleção Gulbenkian, no Centro de Artes de Sines.

O Centro de Artes começa por mostrar uma importante peça do património cultural da região, o livro “Exemplar da Constancia dos Martyres em a Vida do Glorioso S.Tórpes” de Estêvão de Liz Velho, na qual revela uma placa de xisto gravado com mais de 5000 anos, em Portugal, do Neolítico-Final. Esta placa de xisto poderá parecer uma peça abstrata, apesar de, hoje em dia, poder representar um antepassado.

Para conhecer melhor os códigos de interpretação destas obras, a Fundação Calouste Gulbenkian aconselha a visitar a exposição «para se poder trilhar caminhos encaminhando ao puro jogo das formas e à abstração», apreciar obras de arte contemporâneas, projetos artísticos, livros e gravuras antigas.

Estão patentes obras de três pilares da Fundação: o Museu Calouste Gulbenkian, o Centro de Arte Moderna e a Biblioteca de Arte.

«Para Calouste Gulbenkian, as próprias encadernações de alguns dos seus livros atingiram o estatuto de obras de arte, saídas das mãos de alguns dos mais prestigiados artistas e artífices.»

A exibição é de entrada gratuita, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, até ao dia 18 de junho.

 

 



Comentários

pub