Arte(S)em Palco enche Reguengos de Monsaraz de música e teatro entre Abril e Julho

A partir de dia 2 de Abril

O Festival Arte(S)em Palco vai levar 16 espetáculos musicais, de teatro e de marionetas ao concelho de Reguengos de Monsaraz de Abril até Julho.

A abertura do evento está marcada para 2 de Abril, com um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, às 17h00.

O espetáculo “De Hollywood à Filarmónica”, com direção musical de António Menino, reúne «as grandes obras musicais e algumas das mais famosas partituras de filmes de Hollywood e da Broadway», segundo a Câmara de Reguengos de Monsaraz.

No mesmo dia, às 21h00, o Quas’In Modus – Quinteto de Sopros vai apresentar um concerto no Centro Cultural Caridadense 1º de Maio, na Caridade, «proporcionando aos espetadores uma viagem pelos sons do continente americano, numa fusão da música erudita com o jazz e o tango».
Este grupo composto por Catarina Rebelo (clarinete), Sandra Ochoa (fagote), Daniela Marques (flauta), Daniela Pinhel (oboé) e Filipe Bernardo (trompa) atua novamente no dia seguinte, 3 de Abril,às 16h00, no Centro de Recreio e Convívio Maria Gabriela Leónidas, em Santo António do Baldio.

No dia 9 de Abril o Quarteto de Cordas Intermezzo vai tocar às 17h00 na Igreja Matriz de São Pedro do Corval. Neste concerto, o grupo formado por Luís Rufo (violino), Susana Nogueira (violino), André Penas (violeta) e Samuel Santos (violoncelo) vai apresentar um repertório com obras dos períodos Barroco, Clássico e Romântico, de compositores como Mozart, Haydn, Vivaldi e Bach.

O Dueto de Guitarras de Évora, composto por José Farinha (guitarra clássica) e João Macedo (guitarra clássica), também vai atura duas vezes, neste caso, no dia 7 de Maio, às 18h30, no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada, e no dia seguinte, àss 17h30, no jardim público de Perolivas.

O grupo propõe «um programa eclético, incidindo na cultura musical de Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Argentina, México e Japão, com músicas de Astor Piazzolla, Silvestre Fonseca, Blas Sanchez, Celso Machado, Ferdinando Carulli, entre outros».

“Histórias do 25 de Abril”, com Mauricio Rebocho e Versátil Ensemble, chega no dia 21 de Maio ao Centro Cultural e Recreativo da Barrada e, no dia seguinte, ao Largo da Igreja do Carrapatelo.

Este é um espetáculo de marionetas de luva com uma vertente pedagógica, mas dirigido a todas as idades, «que tem como personagem principal o Zé Povinho em peripécias divertidas clamando sempre pela justiça e pelo direito à liberdade».

«O espetáculo com Mauricio Rebocho nas marionetas tem seis músicos em palco, nomeadamente Daniela Pinhel (oboé), Hélio Ramalho (trompete), Bruno Martins (contrabaixo), Nelson Conde (viola campaniça), Vasco Ramalho (percussão) e Joana Godinho (voz), que ao longo da história dão vida ao enredo interpretando músicas alusivas à época de cantores como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Paulo de Carvalho», descreve a autarquia.

O Centro de Recreio Popular de Motrinos recebe no dia 3 de Junho, às 21h30, o Ensemble Med com o concerto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”, «um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz mediterrânica».
O Ensemble Med, formado por Daniela Tomaz (direção artística, adufe e flautas históricas), Sérgio Calisto (viola d’amore a chiavi e moraharpa), Mariana Fabião (voz) e Laurent Sauron (percussão histórica), vai repetir o concerto no dia seguinte, na Praça Bernardino Cruz, no Campinho.

“Sons do Deserto”, um projeto de criação em coprodução da Companhia TEatroensaio – Teatreia Associação Cultural e da Bolsa D’Originais Associação Cultural, foi construído através da poesia de Ibn-Ammar e de Al-Mutamid e da música de raiz arabista, relembrando o sincretismo cultural que está na base da nossa civilização. Este espetáculo que terá interpretações de Clara Nogueira, Cláudia Lázaro, Inês Leite e Paulo Monteiro, e interpretações musicais de Daniela Pinhel, Joana Godinho, Nelson Conde e Vasco Ramalho, será apresentado no dia 18 de Junho, às 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, e no dia seguinte, à mesma hora, na Praça de Armas do Castelo de Monsaraz.

No dia 1 de Julho, o grupo Essências de Marimba vai levar ao Largo da Fonte, no Telheiro, o concerto “Fados e Choros”, «com temas imortalizados pela voz de Amália Rodrigues e pelo virtuosismo de Carlos Paredes, passando pela música popular brasileira e compositores como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, mas também por Cabo Verde com as mornas de Cesária Évora».

Este espetáculo que terá em palco Tuniko Goulart (violão), Vasco Ramalho (marimba) e João Ferreira (percussão) será repetido no dia seguinte no Largo do Cruzeiro de S. Marcos do Campo.

A 9 de Julho, às 21h30, o Quarteto Chapa 4 sobe ao palco do Centro de Convívio do Outeiro «com um programa que inclui diferentes estilos e épocas musicais, como os sons renascentistas e tradicionais, mas também a música erudita».

Este grupo formado por músicos profissionais de vários pontos do país, mas que estão sediados no Algarve, é composto por Bruno Sousa (clarinete), Jorge Macedo (trompa), Miguel Canada (tuba) e Luís Casal (percussão).

A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense vai fechar a segunda edição do Festival Arte(S)em Palco com um concerto no polidesportivo do Outeiro. O espetáculo “Percursos Filarmónicos” tem direção musical de Carlos Bia e «um repertório moderno com arranjos de músicas icónicas escritas para orquestras de sopros e bandas filarmónicas e conta com a participação do solista Hélio Ramalho (trompete) que vai interpretar algumas obras da música erudita».

 

 

 



Comentários

pub