Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Questões relativas à avaliação do valor do trabalho e das profissões, à repartição de tarefas e das responsabilidades domésticas e aos estereótipos de género que ainda existem na sociedade foram levantadas ontem, por alunas e alunos da Escola Secundária João de Deus, em Faro, durante o debate sobre as Desigualdades salariais entre mulheres e homens.

Durante a iniciativa, promovida pela Comissão Distrital para a Igualdade da União dos Sindicatos do Algarve, foi ouvido, com particular interesse, «o testemunho na primeira pessoa, da situação vivida por uma ex-trabalhadora da empresa Algartalhos, presente no debate, que foi vítima de discriminação e assédio, na sequência da sua legítima recusa em fazer trabalho extraordinário não remunerado».

Esta situação foi denunciada publicamente na altura, pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços de Portugal, por ocasião do Dia Internacional da Mulher em 2018.

inframoura cada gota importa

Segundo a União dos Sindicatos do Algarve, «há poucos dias chegou, finalmente, o resultado do inquérito realizado pelo Ministério Público que conclui pela existência de “crime de perseguição” por parte da empresa, considerando como arguidos os seus sócios gerentes».

«Esta situação real ilustrou um dos muitos problemas que os trabalhadores – e as mulheres trabalhadoras, em especial – continuam a viver em muitos locais de trabalho», acrescenta a USAL.

O debate sobre as Desigualdades salariais entre mulheres e homens contou com a participação de 160 alunos e alunas do 11º ano da Secundária João de Deus.

Participaram também representantes sindicais do Distrito (Sindicato dos Professores da Zona Sul, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços de Portugal, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e R.A.), da União dos Sindicatos do Algarve e da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN.

Após uma saudação inicial pelo diretor do Agrupamento Escolar e da passagem de dois pequenos vídeos iniciais, registaram-se as intervenções das organizações sindicais presentes que deram o mote para o debate que se seguiu.

Este Debate foi enquadrado na 9ª edição da Semana da Igualdade, que decorre entre 7 e 11 de Março, em todo o país, promovida pela Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN.

 



inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Petição com mais de 23 mil subscritores quer proibir uso de telemóvel na escola

Ministro da Educação esclarece que proibição do uso do telemóvel é para alunos do público e privado

Sul Informação - São Brás de Alportel entrega louvor a turma premiada em concurso literário nacional

São Brás de Alportel entrega louvor a turma premiada em concurso literário nacional

Sul Informação - A Dona Conceição dá agora nome à escola primária de Lagoa onde deu aulas durante quase 40 anos

A Dona Conceição dá agora nome à escola primária de Lagoa onde deu aulas durante quase 40 anos