“Abandonado” há anos, Fórum Romano de Beja caminha para a sua requalificação

Investimento de 1 milhão e 260 mil euros é o valor base do concurso público

O lançamento do concurso público para a empreitada de reabilitação do Fórum Romano de Beja, localizado no centro da cidade, num investimento de 1 milhão e 260 mil euros, foi aprovado, na mais recente reunião da Câmara Municipal de Beja.

“Pela primeira vez, em muitos anos, existe a perspetiva de tornar o Fórum Romano de Beja visitável e, com isso, acrescentar mais-valia ao concelho e ao Baixo Alentejo”, disse ao Sul Informação Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja.

O autarca socialista realça que este equipamento “está a descoberto há mais de 10 anos, sujeito a intempéries, o que tem provocado a degradação progressiva dos materiais arqueológicos”.

A realização desta obra pretende, de acordo com Paulo Arsénio, “estabilizar o local, em termos de reforço de taludes e de muros de suporte”.

O presidente do município bejense frisa que se trata de uma intervenção “muito importante” e que vai permitir que o Fórum Romano “seja dotado de condições” para que se torne apelativo a quem o visita e “uma mais valia para a cidade”.

Essas condições passam pela criação de um espaço de acolhimento, de passadiços e de painéis interpretativos:

 

A Câmara de Beja conseguiu financiamento para poder fazer a intervenção no local.

Para que as obras possam avançar, a Assembleia Municipal aprovou, nesta segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, o caderno de encargos, apenas com a abstenção dos eleitos da CDU.

 

 

 



Comentários

pub