A Barraca sobe aos palcos de Sines, Santo André e Santiago do Cacém para apresentar «Elogio da Loucura»

Encenação de Hélder Costa e Maria do Céu Guerra, que também é uma das atrizes

O grupo de teatro A Barraca leva o «Elogio da Loucura», de Erasmo de Roterdão, aos palcos do festival Litoral EmCena, apresentando o espetáculo em Sines, no dia 17, em Vila Nova de Santo André, no dia 18, e em Santiago do Cacém, no dia 19 de Março.

“Erasmo, um construtor da Europa”, assim se refere ao autor da obra Hélder Costa, que partilha a encenação com Maria do Céu Guerra.

Num texto sobre o espetáculo, Hélder Costa recorda que “Erasmo era cristão, mas sabia ver as falhas que existiam no fanatismo religioso, na opressão da igreja católica e o seu mundo de corrupção” e “criticava também muitos comportamentos e pensamentos da sociedade, não só do seu tempo, mas de abrangência Universal e atemporal”.

“Ninguém consegue dizer o que é a Loucura. Nem os médicos. Nem os Santos.”, escreve Maria do Céu Guerra, que além de encenadora, também vai subir ao palco enquanto atriz.

“Comer como um abade até rebentar, fornicar como um bispo até morrer, esconder o dinheiro até o perder, a inveja, a ira, a soberba, nada disso é loucura. Ganhar a vida a louvar a santa igreja ou a invocar a lei e fazer tudo o que elas proíbem, é Loucura?”, questiona.

Publicado em 1511, o «Elogio da Loucura», do filósofo humanista e teólogo Erasmo de Roterdão, é considerada uma das obras mais influentes da civilização ocidental e que contribuiu para a reforma protestante ocorrida na Europa, no século XVI.

O «Elogio da Loucura» vai ser levado à cena no auditório do Centro de Artes de Sines (17), no auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André (18), e no Auditório Municipal António Chainho (19), em Santiago do Cacém.

Dirigido a maiores de 12 anos, os bilhetes custam 5 euros para o público em geral e 3 euros para sócios da AJAGATO, maiores de 65 anos e menores de 21.

 


Ficha artística e técnica
Texto: Erasmo de Roterdão;
Um espetáculo de: Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra;
Elenco: Sérgio Moras, Mia Henriques, Matilde Cancelliere, Vasco Lello, Teresa Mello Sampayo, João Teixeira, Adérito Lopes, Maria do Céu Guerra, João Maria Pinto, Samuel Moura;
Música Original: António Victorino de Almeida;
Execução Musical: Mia Henriques;
Desenho de Luz: Vasco Letria;
Operação de Luz e Som: Ruy Santos e Ricardo Silva;
Guarda-roupa: Elza Ferreira;
Modista: Alda Cabrita;
Produção: Inês Costa;
Fotografia: Maria Abranches.

 

 

 



Comentários

pub