Santiago do Cacém é o município do Alentejo com menos perdas de água na rede de distribuição

Segundo o estudo “As perdas de água em Portugal uma visão retrospetiva”

O município de Santiago do Cacém é aquele que «apresenta a menor perda de água na rede pública de distribuição», no Alentejo, «com apenas 17% da água não faturada no serviço em baixa», de acordo com um estudo recentemente publicado, anunciou a autarquia.

Este desempenho na avaliação feita pela Comissão de Especialização de Sistemas de Distribuição de Água, a autora do trabalho “As perdas de água em Portugal uma visão retrospetiva”, «reflete o forte investimento que tem sido realizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém nesta área», assegura o município.

Para resolver os problemas relacionados com as fugas de água, a Câmara de Santiago do Cacém «tem executado várias obras de requalificação na rede de distribuição de água, como são exemplos a intervenção em Ermidas-Sado, num valor na ordem dos 167 mil euros, e na localidade de Ademas, Santa Cruz, com um custo de cerca de 200 mil euros».

 

A autarquia também construiu «uma nova rede de abastecimento nas localidades de Abela e de São Domingos, bem como noutros locais do Concelho. Na cidade de Santiago do Cacém, foram efetuadas intervenções na Rua Padre Hermano Ferreira, no Bairro São Vicente de Paulo, na calçada da Senhora do Monte, na Rua Prof. Egas Moniz e Rua Camilo Castelo Branco que implicaram a remodelação da rede já existente».

«Nas intervenções de fundo que a autarquia concretizou nas zonas urbanas, nomeadamente, nos espaços públicos dos Centros Históricos de Alvalade e de Cercal do Alentejo, e na cidade de Santiago do Cacém, foram contempladas remodelações das redes de águas com o objetivo de resolver os problemas que as constantes ruturas na rede de distribuição provocavam, melhorando, assim, a eficiência hídrica do sistema no concelho», acrescentou a Câmara.

A par destes melhoramentos a Câmara Municipal «também tem investido em novos contadores de água que incorporam telemetria (capacidade de transmissão de dados) para uma maior eficiência no controlo das perdas de água, que podem ser detetadas em tempo real».

 

 



Comentários

pub