Ponta de flecha encontrada na Gruta do Escoural exposta no Centro Interpretativo de Montemor-o-Novo

Centro Interpretativo continua a receber a exposição temporária “Património Interativo”

Uma ponta de flecha datada do Neolítico Final (cerca de 3000 a.C), de base côncava, associada aos enterramentos desta época, ocorridos no interior da Gruta do Escoural, é a peça em destaque, neste momento, na exposição “Património Interativo” patente no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo, até 10 de Abril.

Aproveitando a campanha de digitalização 3D de peças museológicas, executado pela Global Digital Heritage no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo, foi criado um ciclo de exposições temporárias aliando o património histórico e cultural à tecnologia.

A exposição “Património Interativo” trouxe quatro peças, uma peça nova a cada trimestre durante um ano, ao Centro Interpretativo, sobre o tema da Gruta do Escoural.

Além da peça “real”, a exposição incorpora ainda um holograma com a reconstrução virtual da peça, assim como uma impressão 3D com uma réplica da peça para promover o toque e a acessibilidade da exposição também a invisuais.

Esta exposição surgiu também com o objetivo de direcionar e convidar os visitantes/turistas, que se dirigem ao castelo, para os outros núcleos museológicos e patrimoniais do concelho, nomeadamente o Museu de Arqueologia do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo e a Gruta do Escoural.

A exposição está patente no Centro Interpretativo do Castelo até ao dia 10 de Abril, de terça-feira a domingo, das 9h às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

 



Comentários

pub