Uma ponta de flecha datada do Neolítico Final (cerca de 3000 a.C), de base côncava, associada aos enterramentos desta época, ocorridos no interior da Gruta do Escoural, é a peça em destaque, neste momento, na exposição “Património Interativo” patente no Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo, até 10 de Abril.
Aproveitando a campanha de digitalização 3D de peças museológicas, executado pela Global Digital Heritage no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo, foi criado um ciclo de exposições temporárias aliando o património histórico e cultural à tecnologia.
A exposição “Património Interativo” trouxe quatro peças, uma peça nova a cada trimestre durante um ano, ao Centro Interpretativo, sobre o tema da Gruta do Escoural.
Além da peça “real”, a exposição incorpora ainda um holograma com a reconstrução virtual da peça, assim como uma impressão 3D com uma réplica da peça para promover o toque e a acessibilidade da exposição também a invisuais.
Esta exposição surgiu também com o objetivo de direcionar e convidar os visitantes/turistas, que se dirigem ao castelo, para os outros núcleos museológicos e patrimoniais do concelho, nomeadamente o Museu de Arqueologia do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo e a Gruta do Escoural.
A exposição está patente no Centro Interpretativo do Castelo até ao dia 10 de Abril, de terça-feira a domingo, das 9h às 12h30 e das 14h00 às 17h30.