Plano Nacional das Artes apresenta-se ao Alentejo em sessões nas bibliotecas de Évora e Beja

DRCAlentejo e o PNA assinam protocolo de colaboração para 2022-23

O Plano Nacional das Artes (PNA) é o tema de dois encontros marcados para os dias 17 e 18 de Fevereiro, às 16h00, respetivamente na Biblioteca Pública de Évora e na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago.

Os encontros, que são promovidos pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e pelo PNA, em colaboração com a Biblioteca Pública de Évora e a Biblioteca Municipal de Beja, destinam-se a apresentar aquele Plano, a forma como se pode aderir a ele, e ainda os detalhes da implementação dos seus programas e medidas, em colaboração com as instituições culturais e artísticas da região.

No dia 17, em Évora, a DRCAlentejo e o PNA assinarão um protocolo de colaboração para 2022-23.

Nesse dia, além de Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura, de Zélia Parreira, diretora da Biblioteca de Évora, e de Maria João Charrua (DGESTE/DSRA), a sessão contará com a apresentação de um artista residente na escola (UmColetivo), o testemunho de Genoveva Belona, coordenadora do Projeto Cultural da Escola do AE de Gavião, e, a finalizar, a apresentação do PNA_Um Manifesto_Uma Estratégia, por Paulo Pires do Vale. Segue-se debate entre os participantes.

No dia seguinte, na Biblioteca de Beja, irão falar Ana Paula Amendoeira e Maria João Charrua, bem como a bibiotecária Maria Paula Santos.

A sessão continuará com a apresentação, pela coreógrafa Madalena Victorino, da visão desta artista envolvida no Projeto Cultural Escola, e com o testemunho de Ana Naves, coordenadora do Projeto Cultural da Escola do AE de Colos.

Mais uma vez, a última apresentação será de Paulo Pires do Vale, seguindo-se o debate.

Para participar, deve ser confirmada presença até dia 15 de fevereiro, através de inscrição no respetivo formulário. Os formulários para inscrição estão disponíveis aqui:

– Encontro de Évora (17 de Fevereiro): Inscrições Évora

– Encontro de Beja (18 de Fevereiro): Inscrições Beja

PROGRAMA

17 de Fevereiro – Biblioteca Pública de Évora:

16h00 – Receção dos participantes
16h15 – Boas-vindas – Diretora da Biblioteca Pública de Évora, Zélia Parreira, e Diretora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira
16h30 – DGESTE/DSRA, Maria João Charrua
16h40 – Apresentação do Projeto Artista Residente na Escola – UmColetivo
16h50 – Testemunho da Coordenadora do Projeto Cultural do AE de Gavião, Genoveva Belona
17h00 – Apresentação do Plano Nacional das Artes_Um manifesto_ Uma Estratégia, por Paulo Pires do Vale (Comissário do PNA)
17h45 – Q&A _ Debate com os participantes
18h15 – Encerramento do Encontro

18 de Fevereiro – Biblioteca Municipal de Beja José Saramago:

16h00 – Receção dos participantes
16h15 – Boas-vindas – Bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, Maria Paula Santos, e Diretora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira
16h30 – DGESTE/DSRA, Maria João Charrua
16h40 – Madalena Victorino: visão de uma artista envolvida no Projeto Cultural de Escola
16h50 – Testemunho da Coordenadora do Projeto Cultural do AE de Colos, Ana Naves
17h00 – Apresentação do Plano Nacional das Artes_Um manifesto_Uma Estratégia, por Paulo Pires do Vale (Comissário do PNA)
17h45 – Q&A _Debate com os participantes
18h15 – Encerramento do Encontro

 

 

 
 



Comentários

pub