Odemira vai ter o primeiro Plano Municipal de Cultura do Alentejo

Protocolo envolve quatro associações

A Câmara de Odemira assinou um protocolo com quatro associações locais para construir um inovador Plano Municipal de Cultura, o primeiro de todo o Alentejo. 

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença da diretora regional de Cultura Ana Paula Amendoeira e do presidente da Câmara Hélder Guerreiro e decorreu na sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, no espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional, em Odemira.

Hélder Guerreiro explicou que «o programa do atual mandato autárquico tem como uma das principais dimensões construir um concelho mais atrativo para a produção de conhecimento e de mais inovação, com âncora no seu Património Cultural e Natural».

Será construída uma Estratégia Local de Valorização do Património Cultural «como base de atratividade do concelho para novos habitantes e visitantes, bem como para a valorização de saberes, materializada no Plano Municipal de Cultura 2030», que resultará da compilação do trabalho colaborativo protocolado entre cinco entidades.

A diretora regional de Cultura anunciou que «Odemira inaugura, no Alentejo, os planos municipais de cultura» ao apresentar «uma intenção política, estruturada e organizada para pensar uma estratégia para a cultura», manifestando o seu orgulho «num momento fundador» e «relevante para a região».

O protocolo envolve o Município de Odemira, a Associação de Artesãos do Concelho de Odemira – CACO, Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare – ADA, Associação Cultural Cultivamos Cultura e o Grupo de Estudos do Território de Odemira – GESTO, para a criação de um consórcio informal, com vista à concretização do Plano Municipal de Cultura 2030, disponibilizando uma verba municipal de 97.800 mil euros para ações a desenvolver ao longo de 2022.

O protocolo prevê a criação do “Plano Municipal para as Artes & Indústrias Criativas”, assumido pela Associação Cultivamos Cultura, para ligar o “Plano Nacional das Artes” ao território odemirense, acrescentando elementos identitários e diferenciadores capazes de produzir e atrair talentos, e constituir as indústrias criativas como promotoras de emprego para jovens criativos/empreendedores.

Uma outra tarefa é a construção da “Estratégia Municipal do Saber Fazer”, assumida pela ADA, para identificação, descrição e mapeamento dos principais “saber fazer” do concelho, no sentido da sua salvaguarda e desenvolvimento sustentável da produção artesanal, mas também como base para trabalhos subsequentes de valorização (registo de patentes e/ou de zonas geográficas reconhecidas) e/ou de inovação de produtos.

Uma terceira tarefa prevista é a elaboração do “Plano de Salvaguarda do Património Edificado”, pela GESTO, que permita identificar, caracterizar, georreferenciar, sistematizar e priorizar os valores existentes do património edificado histórico-arquitetónico e arqueológico, em meio rural e urbano, incluindo a sua inserção paisagística (entendida como conceito cultural).

Compete à CACO, com a participação dos restantes outorgantes, definir a base e a estrutura do plano, e coordenar e concertar a realização das tarefas dos restantes parceiros.

Assinatura do protocolo

 

 



Comentários

pub