Odemira desafia a população a compostar e até oferece o equipamento

Interessados em participar no projeto ainda se podem inscrever

Imagem de arquivo

Pôr os odemirenses a fazer compostagem doméstica e a reaproveitar o lixo orgânico que produzem, evitando o seu envio para aterro, é o objetivo da campanha “Vamos compostar!”, no âmbito da qual vão ser oferecidos 600 compostores domésticos e criados postos unidades semelhantes, de maior capacidade, para uso comunitário.

Segundo a Câmara de Odemira, que promove o projeto, os compostores domésticos a distribuir têm uma capacidade de 300 litros cada. Além destas unidades unifamiliares, haverá um compostor comunitário com três módulos (1000 litros/unidade), a instalar no Jardim da Fonte Férrea, em Odemira, e que será abastecido por 30 utilizadores.

Os interessados em participar neste projeto podem inscrever-se seguindo este link, desde que sejam «titulares de contrato celebrado com o município de Odemira para o serviço de água, saneamento e resíduos».

«No momento da entrega dos compostores, deverá ser assinada uma declaração de compromisso onde conste a data da entrega e o compromisso de utilizar corretamente o equipamento, permitir o acesso ao compostor para avaliação da utilização e monotorização do volume produzido. O composto produzido deverá ser devolvido à terra pelos utilizadores dos compostores. Quando tal não for possível, o composto produzido deverá ser aplicado em jardins públicos», resume a autarquia.

Mais informações podem ser obtidas através do email [email protected].

«A compostagem é processo natural de reciclagem de matéria orgânica que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e jardim e transformá-los em fertilizante rico em nutrientes, configurando uma via de redução deste tipo de resíduos», enquadra a Câmara de Odemira.

A campanha “Vamos Compostar!” conta com financiamento através do programa “Biobairros – da terra à terra” do Fundo Ambiental.

 

 

 

 



Comentários

pub