Odemira celebra o Mês do Teatro com programa variado de espetáculos e oficinas

Espetáculos para vários públicos e espalhados no território

Passadeira Vermelha – Foto: André Batista

O programa cultural no concelho de Odemira apresenta, no mês em que se celebra o Dia Mundial do Teatro (27 de março), um diversificado leque de espetáculos de teatro, para vários públicos e espalhados no território, com mais de vinte ações de espetáculos de rua ou em auditório, workshops e oficinas.

Nos dias 11 e 12 de março, o espetáculo itinerante de teatro documental “Viagem a Portugal – Paragem Alentejo” chega a Odemira, para recordar a história e as memórias dos lugares, numa co-produção entre a Cooperativa Cultural Lavrar o Mar e Teatro do Vestido, inserido no Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes AlémTejo, com financiamento dos Municípios de Odemira e de Santiago do Cacém, da Direção Geral das Artes e dos Programas Alentejo 2020 e Compete 2020.

Entre os dias 18 e 27, a companhia de novo circo L’Attraction Céleste, fixa-se em Zambujeira do Mar para uma residência artística na Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense, no âmbito do Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes AlémTejo.

Nos dias 18 e 19, (às 21 horas) e 20 (às 16 horas) é apresentado o espetáculo “Bibeu e Humphrey”. Entre os dias 21, 22 e 23, é dinamizado o workshop de Clown/Novo Circo, dirigido a pessoas com experiência nas artes performativas. Nos dias 25 e 26 (21 horas) e 27 de março (16 horas), está agendado o espetáculo “Bobines”.

“CLICK – Nós, Eles, Todos – Humanos” é o espetáculo de teatro imersivo de inclusão social que o grupo de Teatro Cabanita leva ao território, financiado no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G.

Serão três apresentações por dia, agendadas para 12 de março (na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, São Teotónio),  dia 13 (na Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense, São Luís), dia 19 (Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes,) e dia 20 (na Casa do Povo de Odemira). Nos sábados, os espetáculos serão às 19, 21 e 22h00, aos domingos serão às 16, 17 e 18 horas.

No dia 19 de março, pelas 15 horas, o Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe o espetáculo de teatro infantil “O Som das Emoções”, para famílias com crianças a partir dos 3 anos de idade, produzido pela Associação Terra Batida, com financiamento municipal no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas.

Para despertar o interesse pelas artes da palavra, o Município de Odemira dinamiza uma Oficina de Teatro baseada em textos poéticos, no dia 26, na Biblioteca Municipal José Saramago. Serão promovidas duas sessões, às 14  horas para crianças dos 9 aos 13 anos e às 16 horas para jovens dos 14 aos 18 anos.

Na noite de 26 de março, pelas 21h30, o grupo de Teatro Baal17 sobe ao palco do Cineteatro Camacho Costa, com o espetáculo “Passadeira Vermelha”, baseado na obra “As Preciosas Ridículas” de Moliére.

Ao longo de março, todas as quartas e quinta-feiras, continuam a ser dinamizadas Oficinas de Teatro Comunitário, nas vilas de Odemira e de São Teotónio, para promover a integração através das artes, inseridas no programa intercultural “Bowing”, inserido no Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G.

 

 
 



Comentários

pub