Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar
Sul Informação - O design pode ajudar a transformar o mundo

O design pode ajudar a transformar o mundo

Sou uma privilegiada porque sou designer!

E sou duplamente privilegiada porque todos os dias ensino futuros designers a desenvolver competências que são essenciais para o futuro.

E sou triplamente privilegiada porque ao trabalhar nesta área, com equipas multidisciplinares, estou constantemente a atuar em diversos problemas/soluções que respondem aos desafios de hoje, mas com impacto no amanhã.

lagos eventos

O design é uma ciência que pode ajudar a transformar o mundo a curto, médio e longo prazo e já não serve exclusivamente os fatores estéticos e estilísticos. Na realidade, vai muito mais além do que exercitar a criatividade, os designers utilizam competências sociais e empáticas, são capazes de identificar problemas, de caracterizar necessidades, de encontrar soluções e de persuadir outros para visões maiores.

Sobretudo, são capazes de contaminar os outros com visões orientadas para a construção de sociedades mais heterogéneas e equitativas, capazes de adotar comportamentos mais ecossistémicos, de fazer escolhas mais conscientes para os consumidores e fundamentalmente, orientar a sociedade para a preservação do nosso planeta e dos seus recursos.

Claro que estamos a falar de processos que instrumentalizam a criatividade, mas que também estruturam o pensamento, que invocam a participação de outros, que identificam as razões, que questionam as várias possibilidades, que operacionalizam os fundamentos e tangibilizam as ideias.

Relembrar sempre os princípios…como o designer Dieter Rams defende, existem “dez princípios de um bom design”: ser inovador, tornar um produto útil, ser estético, tornar um produto compreensível, ser discreto, ser honesto, ser duradouro, ser minucioso até o último detalhe, ser ecologicamente correto e envolver o mínimo de design possível.

É desta forma que o design (enquanto disciplina de organização do pensamento) tem vindo a crescer, atuando nas mais diversas áreas económicas e sociais, com atributos de “agregador e facilitador” através do desenho de processos que nos levam às mais diversas soluções físicas e digitais.

Por isso, podemos encontrar cada vez mais designers em determinadas áreas profissionais, em equipas inter e transdisciplinares, que atuam em áreas como saúde e bem-estar, gestão e inovação, social e cultural, entre outras.

Atualmente, as empresas com grande sucesso são orientadas pelo design: exemplos como Airbnb, Uber, Siemens, entre muitas mais; e desenham sobretudo experiências, sensações e emoções.

Também há cada vez mais designers a tornarem-se empreendedores, capazes de implementar as suas ideias, guiados por uma contínua vontade de transformar e inovar. A capacidade de fazer mudanças, de ambicionar viver num mundo diferente, de olhar para os outros como coletivo, de compreender as necessidades e desafios impostos pela própria evolução do mundo e principalmente, pensar na urgência dos nossos dias, a regeneração do planeta.

O Design é cada vez mais orientado para o desenho do pensamento, desenvolvimento de processos e para a resolução de problemas reais da sociedade e orientados para as pessoas.

No futuro muito próximo, todas as empresas terão um designer na sua equipa estratégica, só desta forma poderão ser visionários e inovar continuamente os seus produtos, serviços, experiências, plataformas digitais, atendimento ao cliente, comunicação e principalmente, a sua marca.

 

Autora: Susana Leonor, Phd Design, diretora da Licenciatura de Design de Comunicação – ISMAT

 

 

Sul Informação

 



Banner lateral albufeira
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Alentejo: Entidade Regional de Turismo prepara plano de atividades para 2025

Alentejo 2030 já aprovou 371 projetos com 200 milhões de euros de fundos europeus

Sul Informação - Dino d’ Santiago deu um “mergulho” na multidão em Tavira [fotogaleria]

Festival F vai ter Dino com Orquestra, Nenny, Buba, NAPA e Lena d’Água

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho