Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

 

 

«Nada melhor que esta nossa Mostra da Laranja de Silves para marcar o recomeço» das atividades no Algarve. Foi com estas palavras que Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal silvense, abriu esta manhã a 6ª Mostra Silves Capital da Laranja, que está a decorrer até domingo, dia 20, no exterior do pavilhão da Fissul.

festival do marisco de olhao

A autarca salientou que, «no ano passado, não deixámos de fazer a 5ª Mostra, mas, por causa das restrições da pandemia, tivemos de nos reinventar, promovendo uma edição sobretudo online». Este ano, porém, com a Covid-19 a parecer, finalmente, dar tréguas, o certame regressa ao modo presencial, com os devidos cuidados.

Por isso, todos os expositores estão ao ar livre, num espaço nas traseiras da Fissul, à beira do rio Arade. Os concertos, por seu lado, têm lugar numa tenda gigante, com capacidade para 600 pessoas, com as entradas a ser sujeitas às regras ainda em vigor para as salas de espetáculo.

Quanto ao programa, Rosa Palma salientou que o objetivo foi «ir ao encontro de todas as faixas etárias e todos os gostos». Por isso, há desde teatro de marionetas para as crianças, à animação de rua permanente, ou aos concertos com nomes bem conhecidos, como Camané (esta noite), Jorge Palma (amanhã) ou Brasa Doirada (no domingo). Há também atividades para o setor da citricultura, como a Conferência Laranja XXI, que está a decorrer esta tarde.

E porque Silves representa «60% da produção de laranja do Algarve», embora não querendo assumir que ali se produz «a melhor laranja do mundo» – «isso cabe-vos a vós provar» -, a presidente da Câmara salientou que a Mostra, com os seus expositores de doces, licores, compotas, cerveja artesanal, vinho, e mil e uma propostas gastronómicas, é também um «desafio para os paladares». A juntar a isso, durante este fim de semana, os restaurantes de Silves escolheram a laranja para a base dos seus menus.

A marcar o início desta 6ª edição da Mostra, a animação esteve a cargo do grupo de Desporto Sénior de Silves, como se pode ver no vídeo:

 

E, tanto no certame, como em pontos nevrálgicos da baixa da cidade, há enormes e coloridas laranjas feitas em tricô pelos utentes dos Polos de Educação ao Longo da Vida.

Com entrada livre, a Mostra Silves Capital da Laranja até tem uma ponte feita de…laranjas.

 

Fotos e vídeo: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Sul Informação

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Corticeira Amorim_Silves_er (4)

Câmara de Silves preocupada com os trabalhadores após fecho de fábrica de cortiça do Grupo Amorim

Corticeira Amorim_Silves_er (3)

Vizinhos da fábrica de cortiça de Silves contentes com o seu fecho, apesar de inesperado

Corticeira Amorim_Silves_er (6)

Corticeira Amorim fecha fábrica de Silves e transfere produção para Vendas Novas