Exposição de mandalas “Círculos de Paz” apresenta-se no Mercado de Montemor-o-Novo

Mostra foi inaugurada este sábado, 5 de Fevereiro

A exposição “Círculos da Paz”, concretizada através do projeto educativo 2020/21, foi inaugurada este sábado, 5 de Fevereiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, numa colaboração entre o município e o Agrupamento de Escolas.

O município de Montemor-o-Novo acolheu na Oficina da Criança, durante o ano letivo 2020/2021, 48 turmas da sua comunidade educativa, para refletir sobre o conceito de paz, tendo o projeto surgido no âmbito do Movimento Municípios pela Paz – Educar pela Paz, do qual o município é parceiro.

Durante o projeto, as crianças exploraram a temática da “paz” através de «jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica» e, por fim, com uma visita ao Cromeleque dos Almendres, «um monumento megalítico, um espaço onde o circulo é dominante, um lugar místico, de culto e união».

Após terem trabalhado as várias dinâmicas do círculo, as crianças criaram a sua própria Mandala, «em que a base da criação foi o próprio círculo e o conteúdo, a harmonia entre linhas, formas e cores».

Uma mandala é «uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o mundo que o rodeia. O ponto central da mandala é identificado como a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia».

«As primeiras figuras da mandala refletem o inconsciente pessoal e as extremidades o inconsciente coletivo», conclui o município.

 


 



Comentários

pub