Está a nascer um mural de azulejos em Luzianes-Gare com a ajuda dos habitantes

A inauguração oficial do mural está prevista para o dia 26 de Março. 

O material foi doado pelos residentes que, agora, vão ganhar uma peça de arte pública. Um mural de azulejos já começou a ser instalado na aldeia de Luzianes-Gare, em Odemira. 

O projeto é do Grupo de Interação Rural e Artística (GIRA), mas tem a particularidade de envolver os habitantes.

Foram eles que deram os azulejos que vão agora embelezar a passagem inferior de comboio que atravessa a aldeia. A instalação começou na passada segunda-feira, 21 de Fevereiro.

O coletivo GIRA é constituído por três artistas residentes do concelho de Odemira: Mariana Dias Coutinho, Claudia Brück e Miguel Romo.

 

 

A Junta de Freguesia de Luzianes apoiou a iniciativa desde o primeiro momento a nível institucional, assim como, com alguns recursos e logística.

Simultaneamente, durante o contacto com a população e processo de recolha dos azulejos, os três promotores da iniciativa foram fazendo registos fotográficos e vídeos.

«Pretende-se, a posteriori, realizar a publicação de uma obra física e digital em formato livro que ilustrará a relação entre as doações, a população local, e a obra criada, solidificando o sentido de pertença e memória à coesão territorial através desta intervenção artística no espaço público», diz o coletivo.

A inauguração oficial do mural está prevista para o dia 26 de Março.

Comentários

pub