Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras faro

«Caminhantes da planície alentejana: perscrutando práticas funerárias, mobilidade e dieta nas populações humanas da região de Beja entre o Calcolítico e a Idade do Ferro» é o tema da conferência que terá como oradora a antropóloga Linda Melo, no próximo dia 11 de Fevereiro (nova data), às 21h15, na Casa do Governador, no Castelo de Beja.

Esta palestra, inserida na iniciativa “Pelos tempos de Beja”, parte de um importante projeto de investigação que visa aprofundar o conhecimento das populações humanas que morreram na região de Beja entre o Calcolítico e a Idade do Ferro, com o intuito de preencher uma lacuna existente no conhecimento e registo arqueológico nacional.

Assente numa abordagem metodológica interdisciplinar, ao conjugar dados antropológicos, arqueológicos e de bioquímica, este estudo pretende obter um conhecimento mais aprofundado destas comunidades humanas que viveram na região ao longo de um período aproximado de 2500 anos.

jf-quarteira

Linda Melo é licenciada em Antropologia e tem um Mestrado em Antropologia Médica. Atualmente é doutoranda em Antropologia Biológica no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

É Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-SFRH / BD / 130165/2017) e está a desenvolver o seu trabalho de investigação no Centro de Antropologia e Investigação em Saúde (CIAS).

A sua tese centra-se numa abordagem interdisciplinar sobre práticas funerárias, dados antropológicos, arqueológicos e bioquímicos de amostras ósseas humanas do Calcolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro de uma área geográfica específica, o Baixo Alentejo.

A autora tem cerca de 10 anos de experiência de campo, vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, e participou em vários congressos igualmente a nível nacional e internacional.

A organização é da Câmara Municipal de Beja, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Associação de Defesa do Património de Beja.

As inscrições devem ser feitas através do Posto de Turismo de Beja: [email protected] – 284 311 913

 
 



inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

Sul Informação - Nova sondagem arqueológica no Castelo de Alferce permite saber mais sobre muralha omíada

Nova sondagem arqueológica no Castelo de Alferce permite saber mais sobre muralha omíada

Sul Informação - Um pequeno contributo para a  CIMAC/Évora 2027

Programação de Évora 2027 arranca em Fevereiro desse ano e será anunciada no fim de 2026

Sul Informação - Há Andanças de novo em Campinho

Há Andanças de novo em Campinho