Conferência «Caminhantes da planície alentejana» fala sobre práticas funerárias em Beja

Organização da Câmara Municipal de Beja, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Associação de Defesa do Património de Beja

«Caminhantes da planície alentejana: perscrutando práticas funerárias, mobilidade e dieta nas populações humanas da região de Beja entre o Calcolítico e a Idade do Ferro» é o tema da conferência que terá como oradora a antropóloga Linda Melo, no próximo dia 11 de Fevereiro (nova data), às 21h15, na Casa do Governador, no Castelo de Beja.

Esta palestra, inserida na iniciativa “Pelos tempos de Beja”, parte de um importante projeto de investigação que visa aprofundar o conhecimento das populações humanas que morreram na região de Beja entre o Calcolítico e a Idade do Ferro, com o intuito de preencher uma lacuna existente no conhecimento e registo arqueológico nacional.

Assente numa abordagem metodológica interdisciplinar, ao conjugar dados antropológicos, arqueológicos e de bioquímica, este estudo pretende obter um conhecimento mais aprofundado destas comunidades humanas que viveram na região ao longo de um período aproximado de 2500 anos.

Linda Melo é licenciada em Antropologia e tem um Mestrado em Antropologia Médica. Atualmente é doutoranda em Antropologia Biológica no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

É Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-SFRH / BD / 130165/2017) e está a desenvolver o seu trabalho de investigação no Centro de Antropologia e Investigação em Saúde (CIAS).

A sua tese centra-se numa abordagem interdisciplinar sobre práticas funerárias, dados antropológicos, arqueológicos e bioquímicos de amostras ósseas humanas do Calcolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro de uma área geográfica específica, o Baixo Alentejo.

A autora tem cerca de 10 anos de experiência de campo, vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, e participou em vários congressos igualmente a nível nacional e internacional.

A organização é da Câmara Municipal de Beja, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Associação de Defesa do Património de Beja.

As inscrições devem ser feitas através do Posto de Turismo de Beja: [email protected] – 284 311 913

 
 



Comentários

pub