Câmara de Castro Verde reforça apelo ao uso racional da água

Situação grave de seca na região leva ao reforço do apelo

“Vamos poupar Água. Todos os Gestos Contam!” é o lema da campanha de sensibilização para a poupança de água, lançada pela autarquia de Castro Verde, há quatro anos, mas que é agora reforçada, perante o cenário de seca que o Baixo Alentejo atravessa.

O principal objetivo desta campanha, que arrancou em 2018, passa por alertar e sensibilizar a população do concelho castrense para a importância do uso racional deste recurso.

David Marques, vereador na Câmara Municipal de Castro Verde, explica que estão a ser divulgadas recomendações para o uso eficiente da água em pequenos gestos do dia-a-dia, contribuindo, assim, para minimizar os riscos da escassez hídrica.

O vereador salienta que esta campanha faz ainda mais sentido no período de seca que a região atravessa:

Entre as propostas lançadas, a autarquia sugere que não se deixe torneiras a pingar, que se evite banhos de imersão e que se opte por duches rápidos, que se feche a torneira enquanto se escova os dentes e que seja reduzida a quantidade de água por cada descarga do autoclismo.

Outras sugestões passam por utilizar máquinas de lavar roupa e loiça com a carga completa, não regar o jardim nas horas de maior calor, reduzir o consumo de água na lavagem do carro.

A autarquia apela, ainda, a quem detetar fugas de água na via pública, que avise a Câmara Municipal.

 

 



Comentários

pub