Beja investe 15,1 milhões de euros na modernização da zona de acolhimento empresarial Norte

Obra é financiada quase na totalidade pelo PRR

A Câmara Municipal de Beja vai modernizar a Zona de Acolhimento Empresarial Norte (ZAEN) para a tornar numa área de «nova geração», num investimento estimado em 15,1 milhões de euros, um dos mais expressivos de sempre do Município e o primeiro candidatado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este investimento na modernização da ZAEN será financiado quase a 100% pelo PRR para torná-la numa área de acolhimento empresarial de nova geração em termos de energia e de comunicações.

O projeto prevê a instalação de várias infraestruturas e equipamentos, como uma central solar fotovoltaica de sete hectares para produção de energia, um posto de abastecimento de hidrogénio e cobertura com soluções de telecomunicações 5G, o que vai contribuir para reduzir substancialmente a fatura energética das empresas beneficiárias e, a médio prazo, torná-las mais competitivas.

O projeto vai implicar um investimento total estimado de 15,1 milhões de euros, financiado em 14,9 milhões pelo PRR, sendo suportados pela Câmara Municipal de Beja o valor restante, correspondente ao valor estimado de IVA não elegível no âmbito do programa.

A ZAEN de Beja é uma das 10 áreas empresariais que vão beneficiar de um investimento de 110 milhões de euros aprovados no âmbito do PRR para áreas de acolhimento empresarial de nova geração, graças a candidaturas apresentadas pelos respetivos municípios.

 



Comentários

pub