Basílica Real de Castro Verde promovida a Monumento Nacional

Anúncio foi publicado em Diário da República

Foto: Elisabete Rodrigues|Arquivo

A Basílica Real de Castro Verde vai passar a ser Monumento Nacional. O edifício da Igreja Matriz de Castro Verde que, atualmente, está classificado como Monumento de Interesse Público, vai também passar a designar-se, oficialmente, Basílica Real, segundo o anúncio que foi publicado, esta quinta-feira, 10 de Fevereiro, em Diário da República.

A decisão já tinha sido confirmada à Câmara Municipal «no início deste mês de Fevereiro pela Direção Geral do Património Cultural que, através da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, deu parecer favorável ao projeto de decisão submetido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), visando a reclassificação do mais icónico monumento religioso do concelho de Castro Verde».

António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, considera que este é «um momento que engrandece Castro Verde e a sua população, mas também representa um ato de justiça para com o mais importante monumento do concelho, que orgulha todos os castrenses».

«A rica história do monumento e o seu estreito vínculo à fundação da nacionalidade há muito tempo que mereciam esta importante decisão. Felizmente, desde 2017, foi possível ‘juntar visões semelhantes’ e construtivas, num processo fundado na vontade comum da Câmara Municipal e da Paróquia de Castro Verde. Mas é justo relevar também o papel do Governo, através da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e da Somincor, enquanto mecenas e empresa com notória responsabilidade social», salienta.

O projeto de decisão encontra-se, neste momento, em processo de Consulta Pública durante 30 dias úteis, no site da Direção Geral do Património Cultural, podendo as observações dos interessados ser apresentadas à Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) até 25 de Março.

 

 



Comentários

pub