Utentes de Vila Nova de Milfontes protestam por melhor saúde

Falta de médicos de família, instalações degradadas, falta de capacidade de resposta do hospital são alguns dos temas a abordar

Os utentes do concelho de Odemira vão concentrar-se numa Tribuna Pública, no dia 15 de Janeiro, às 15h00, na Capela do Colégio da Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes. Esta iniciativa é organizada pela Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano.

Segundo esta Coordenadora, «os utentes de Odemira estão a ter bastantes dificuldades no acesso aos cuidados de saúde», já que «cerca de 5.000 utentes não têm Médico de Família». Além disso, «as Extensões de Saúde de Saboia, São Luís e Vila Nova de Milfontes estão muito degradadas, com vários anos de promessas de investimento em novas Unidades de Saúde».

Mas a Tribuna Pública também vai abordar assuntos como o funcionamento do Hospital do Litoral Alentejano, que a Coordenadora acusa de «ultrapassar os Tempos Máximos de Resposta Garantidos (“Tempos de Espera”) em diversas Especialidades». «Atualmente existe 1 Médico para 100.000 Utentes nas Especialidades de Cardiologia e de Urologia», denuncia.

A Coordenadora das Comissões de Utentes vão informar das propostas para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde na Região.

Nesta iniciativa, participa João Proença, presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, e também a enfermeira Zoraima Prado, coordenadora do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses do Distrito de Setúbal.

 
 



Comentários

pub