ULSBA e chefes de equipa demissionários tentam solução para Urgências do Hospital de Beja

ULSBA garante que as Urgências do Hospital de Beja mantêm “o seu funcionamento regular”

Um grupo de trabalho integrando os chefes de equipa do Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, de Beja foi criado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), para regulamentar este serviço e as funções dos chefes de equipa.

A medida foi anunciada ontem, dia 19, depois de uma reunião que juntou a administração da ULSBA, a presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo e ainda os 12 chefes de equipa das Urgências que, no dia anterior, tinham apresentado a sua demissão.

Em comunicado, a ULSBA garantiu que as Urgências do Hospital de Beja mantêm “o seu funcionamento regular, assegurando a resposta assistencial de emergência e a prestação de cuidados à população da sua área de influência por profissionais de saúde com um elevado nível de compromisso e profissionalismo”.

A administração da USLBA manifestou ainda o seu “apreço pela disponibilidade dos profissionais em manter as vias de diálogo abertas”, reiterando “total empenho para prosseguir o entendimento necessário para alcançar soluções consensuais num processo de melhoria constante na resposta aos seus doentes”.

No seu pedido de demissão, os 12 chefes de equipa de Medicina Interna consideravam que “as condições atuais não permitem assegurar cuidados aos doentes com a qualidade e segurança devidas” no Serviço de Urgência do hospital de Beja, gerido pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Segundo os médicos demissionários, a pandemia de Covid-19 “veio agravar as condições, já de si precárias, em que o trabalho é desenvolvido” nas urgências do hospital.

A “sobrecarga de trabalho trazida pela pandemia atingiu maioritariamente o serviço de Medicina Interna”, cujos elementos viram a sua carga laboral diária e semanal aumentar por vários motivos.

 

 



Comentários

pub