Turismo de Beja promove visita guiada à aldeia de Santa Vitória

Aldeia com importância desde os tempos pré-históricos

A iniciativa “Pelas aldeias de Beja” promove, no sábado, dia 22 de janeiro, às 10h00, uma visita guiada a Santa Vitória. As inscrições estão abertas.

Desta vez, os participantes partem «seguindo o caminho do sol, para a aldeia poente do concelho, Santa Vitória». A Câmara de Beja salienta que, «se de muitas aldeias subsistem ainda dúvidas quanto à sua profunda antiguidade, de Santa Vitória são poucas as dúvidas. A sua importância em períodos pré-históricos é inegável, assim como será crível o seu papel na ligação viária entre Vipasca e Pax Iulia no período romano».

Estas e outras histórias serão contadas na caminhada de dia 22, entrecuzadas com histórias mais recentes, da sua Igreja matriz, dos poços e das fontes, do seu fértil e sempre procurado espaço rural e da ligação à albufeira do Roxo e à Mina da Juliana.

Os guias serão o professor José Filipe Murteira, que, além de ter estudado a sua história, viveu na aldeia a sua infância, e o Manuel Dias, um pequeno jovem já muito sábio que será o futuro da aldeia e das suas memórias.

Inscreva-se através do email turismo@cm-beja.pt ou do telefone 284311913

 
 



Comentários

pub