PS/Odemira exige pedido de desculpas a Catarina Martins

Socialistas admitem que problemas são circunscritos a «uma pequeníssima área do concelho de Odemira», e comuns a outras regiões, mesmo a Lisboa

Catarina Martins no debate televisivo

A Concelhia do PS Odemira contesta a utilização reiterada, por parte de Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, do termo “Odemiras”, que «tem sido utilizado para caracterizar uma realidade, entre tantas outras, vivida no dia-a-dia de uma pequeníssima parte deste grande e maravilhoso concelho».

Em comunicado, os socialistas recordam que ainda esta quarta-feira, durante o debate televisivo com Rui Rio, Catarina Martins disse que “nós não queremos que o nosso pais seja uma gigantesca Odemira”. «Trata-se da segunda vez em debates televisivos, que usa esta metáfora», salientam.

Ora, para o PS, «esta forma infeliz, demonstrativa de ignorância e principalmente de irresponsabilidade – que infelizmente não é caso único – ofende Odemira e os odemirenses».

Os socialistas admitem que «o grande dinamismo agrícola vivido nos últimos anos, em parte de duas das treze freguesias do concelho», trouxe «novos desafios e os chamados danos colaterais, cujo mais notório é o da habitabilidade». Mas isso, garantem, «é circunscrito a uma pequeníssima área do concelho de Odemira», sendo mesmo «infelizmente hoje comum a outras regiões de Portugal e em particular às grandes áreas metropolitanas, inclusive vivida no centro da Capital do País».

No seu comunicado, o PS/Odemira frisa que «esta não é a realidade vivida nos 1721 km2, que fazem deste o maior concelho do pais», bem como «um concelho cada vez mais atrativo, com potencial económico alicerçado em múltiplas atividades, como são bons exemplos a Floresta, a Agricultura, a Pecuária, o Comércio, o Turismo ou a Transformação de Produtos Locais».

«Poucos concelhos se podem orgulhar de ter a mais relevante área florestal do país, pertencer a um Parque Natural ímpar em área litoral, o rio navegável mais natural do país, um dinâmico perímetro de rega ou as melhores praias de Portugal», sublinha.

Por isso, «querer fazer passar a ideia que esta é uma situação exclusiva do nosso concelho ou mesmo que se trata de uma realidade transversal a todo o concelho só pode ser fruto de desconhecimento (ou será má intenção?)».

Daí que o PS/Odemira inste Catarina Martins, que «ainda irá participar em mais debates televisivos», e «todos os que usaram essa metáfora de forma infeliz», a pedir «publicamente desculpa aos 30.000 odemirenses, gente boa que ama e se orgulha do seu território».

«Em face da qualidade do nosso território – reconhecida pelos que aqui vivem, que aqui estudam, que aqui trabalham, que nos visitam pontual ou regularmente – a metáfora certa, todos o sabem, seria: “Nós queremos mais Odemiras”!», conclui o comunicado do PS local.

 

 

 



Comentários

pub