Programa de empreendedorismo da EDP apoia 17 ideias de negócio em Sines e Santiago do Cacém

Projetos selecionados pelo programa Nau têm potencial de criação de 40 empregos diretos

O programa de empreendedorismo Nau, lançado pela EDP, selecionou 17 ideias de negócio em Sines e Santiago do Cacém. Os projetos têm potencial de criação de 40 postos de trabalho diretos e vão contribuir para dinamizar a criação de emprego no território.

A iniciativa é uma das ações previstas no plano “Futuro Ativo Sines” e inclui formação, consultoria, apoio técnico especializado e incubação de negócios.

Uma marca de roupa sustentável, um laboratório de sabão artesanal, uma consultora em agroturismo, uma rede social para eventos ou um atelier de confeitaria que aproveite os excedentes alimentares estão entre as 17 ideias de negócio selecionadas pelo programa Nau.

A iniciativa – lançada pela EDP para dinamizar a criação de emprego e novas empresas em Sines e Santiago do Cacém – vai apoiar projetos com potencial de criação de 40 postos de trabalho diretos.

Concluída a seleção dos projetos, entre as 17 candidaturas apresentadas no passado mês de Agosto, os empreendedores contam agora com uma fase de preparação, que inclui acesso a 12 módulos de formação sobre temas como, por exemplo, definição de estratégia, gestão de operações e de recursos humanos ou marketing.

Esta primeira fase de capacitação, orientada pelo Sines Tecnopolo, integrou os empreendedores numa ação de formação intensiva e prática que será essencial para que consigam passar das ideias de negócio propostas à atividade empresarial.

O programa Nau irá também potenciar o acesso a fundos para o arranque das pequenas empresas. Trata-se, segundo a EDP, de «um trabalho de apoio que será decisivo na estruturação do plano de negócios, na avaliação das exigências legais e demais desafios, sobretudo, nessa fase inicial do novo negócio».

Além disso, os empreendedores irão dispor de acompanhamento especializado durante os primeiros dois anos de vida da empresa, de forma a potenciar as suas hipóteses de sucesso.

A iniciativa conta com a parceria do Sines Tecnopolo, responsável pela gestão e execução do Nau e a entidade de referência para incubação de projetos no Alentejo, certificada a nível europeu pela European Business and Innovation Centre Network. L

ançado com o objetivo de potenciar um ecossistema para o desenvolvimento de projetos empresariais ou criação de emprego próprio nos dois municípios, o programa deu prioridade às candidaturas apresentadas por antigos trabalhadores da Central termoelétrica de Sines, havendo dois entre os selecionados.

O programa Nau é uma das várias iniciativas desenvolvidas pela EDP na região, em conjunto com entidades locais, no âmbito do “Futuro Ativo Sines”. Uma estratégia que atua em três áreas prioritárias: ação social, desenvolvimento, emprego e empreendedorismo, requalificação e oportunidades futuras.

A parceria da EDP com o Sines Tecnopolo estende-se a outros projetos na região, como é o caso do GLES (Gabinete Local de Encaminhamento Social) – uma iniciativa lançada este ano, em colaboração com a Câmara de Sines, o IEFP e a Santa Casa da Misericórdia de Sines, para ajudar a população local a identificar oportunidades profissionais, de formação e também de empreendedorismo, entre outras alternativas que possam gerar postos de trabalho.

Conheça as 17 ideias de negócio:

Projeto: Slow Vanity
Criação de uma marca de roupa nacional de moda sustentável

Projeto: Sabão Fuga
Criação de uma saboaria (laboratório para manufatura de sabão artesanal)

Projeto: K8PLADUR
Criação de empresa para aplicação de tetos e divisórias em pladur (gesso cartonado), entre outros serviços

Projeto: Verde Trilho
Criação de uma plataforma online de comércio de produtos sustentáveis

Projeto: #WeAreSines
Criação de uma marca em que os sineenses se revejam e tenham orgulho de usar (acessórios/produtos da marca)

Projeto: VP SHOP
Criação de uma loja onde os clientes possam tirar fotos, imprimir e adquirir acessórios

Projeto: Veste Bem
Criação de uma loja de roupas para todos os tamanhos

Projeto: Madame Cosmética
Comercialização de produtos capilares especializados em cabelos afro

Projeto: Learn Ocean
Criação de cursos em áreas direcionadas para a literacia marítima, comunicação e oferta turística disponível, compilada e articulada com os diferentes agentes, assim como análise de potenciais investimento e consultoria especializada

Projeto: Naturalma
Criação de OTL holístico para crianças e jovens inspirado na corrente holística e na pedagogia Waldorf

Projeto: UP – Connecting People
Criação de uma rede social com o objetivo de facilitar a gestão de eventos, ligando diretamente o público com os promotores dos eventos, além de todos os envolvidos no evento.

Projeto: Bom Paladar & LAS
Criação de um atelier artesanal de confeitaria e pastelaria que visa aproveitar os excedentes de bens alimentares perecíveis, que são doados para as famílias do LAS (Litoral Alentejano Solidário)

Projeto: Elias Feitosa
Costura para moda de praia, maquinários, materiais

Projeto: Escola de Formação de Cabeleireiro e Consultoria de Imagem
Formação e certificação na área Cabeleireiro e Imagem

Projeto: Raspa O Tacho
Restauração

Projeto: (nome a designar)
Desenvolvimento de projeto de consultoria na área do agroturismo

Projeto: (nome a designar)
Gestão de redes sociais

 

 



Comentários

pub