Parque Mineiro de Aljustrel ganha nova vida com o Centro de Receção e Acolhimento

Investimento é de quase 1,5 milhões de euros

A obra do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel está em fase de finalização, anunciou a Câmara Municipal desta vila alentejana.

A empreitada, que conta com um investimento total de perto de 1,5 milhões de euros, já entrou no processo de acabamentos e deverá estar concluída em breve.

De acordo com a autarquia aljustrelense, o Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro, instalado junto a um dos poços de descida ao fundo da mina (Malacate Viana), tem como objetivo potenciar o setor turistíco, dando a conhecer o património, a identidade e a memória coletiva daquele concelho do Baixo Alentejo.

Esta operação, abrangida no Alentejo 2020 e que é comparticipada pelo programa FEDER, está incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aljustrel e insere-se no âmbito da intervenção de recuperação ambiental e patrimonial da zona mineira abandonada, explica o município.

«Com esta obra, será possível requalificar esta zona e dinamizar este espaço público, tornando-o mais acessível e possibilitando o seu usufruto a toda a população. O que permitirá também concretizar um investimento que tem em vista a recuperação das antigas minas desativadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável», acrescenta a autarquia.

Este novo centro permitirá acolher os visitantes do Parque Mineiro. O edifício terá dois grandes núcleos. No primeiro, será criada uma ampla área de encontro e de receção, uma sala de exposições temporárias, que funcionará também como zona polivalente, uma área de snack-bar, dotada de uma esplanada com vista privilegiada para o Parque Mineiro, e uma loja de artesanato.

No segundo núcleo, que poderá ser designado de museológico, serão erguidas áreas expositivas distintas, mas que serão complementares.

 

 

 
 



Comentários

pub