Museu da Luz mostra “Aquedutos de Portugal: água e património”

A exposição “Aquedutos de Portugal: água e património” ficará patente até 22 de Março

A exposição “Aquedutos de Portugal: água e património” é inaugurada na próxima quinta-feira, 27 de Janeiro, no Museu da Luz, na aldeia da Luz (Mourão).

As 21 fotografias que integram a esta exposição resultam do levantamento fotográfico, iniciado em 2007 pelo fotógrafo Pedro Inácio. Trata-se de trabalho de investigação que culminou com a edição do livro “Aquedutos de Portugal- Arte e Património” editado, em 2011, pela EPAL- Empresa Portuguesa das Águas Livres, S. A.

A maioria destes antigos sistemas de abastecimento de água gravítico remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Entre os aquedutos selecionados, além do aqueduto de Conímbriga, construído durante o Império Romano, no século I d.C., podem-se observar algumas obras hidráulicas classificadas pela UNESCO, como Património Cultural da Humanidade.

Entre outros aquedutos e obras hidráulicas, podem ser vistos os de Elvas, Évora, Mafra, Tomar e Serpa.

Pedro Inácio nasceu em Lisboa e é licenciado em Ciências Históricas e Curso de Mestrado em Museologia e Património. É Museólogo e investigador na área do Património Cultural e Conservador do Museu da Água da EPAL. Tem diversos livros editados, resultantes do seu trabalho de investigação na área do Património Cultural da Água.

A exposição “Aquedutos de Portugal: água e património” ficará patente até 22 de Março.

O Museu da Luz integra a Rede Portuguesa de Museus e está aberto de terça a domingo.

 



Comentários

pub