Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

José Gusmão, cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE), assume a «derrota clara» que o partido teve no Algarve, nas Legislativas deste domingo, 30 de Janeiro, em que perdeu o deputado que tinha eleito. 

Em declarações ao Sul Informação, José Gusmão disse que o BE tinha «dois objetivos definidos», ambos falhados: «ter representação pelo Algarve e conseguir impedir que a extrema-direita entrasse no Parlamento».

O certo é que o Chega, com 12,30%, elegeu mesmo Pedro Pinto.

recrutamento zoomarine 2025

Já o Bloco de Esquerda não foi além dos 5,76% e foi a quarta força política mais votada.

Apesar de «ter feito uma grande campanha», o BE já esperava «alguma queda eleitoral devido à crise política provocada pelo PS».

«A análise do que correu mal é algo que vamos ter de fazer, mas houve aqui a conjunção de fatores vários, como a incompreensão das razões do chumbo do Orçamento e também as sondagens que davam empate técnico e motivaram o voto útil de última hora», considerou José Gusmão.

Agora, o cabeça de lista pelo Algarve vai regressar ao Parlamento Europeu, onde é eurodeputado, mas garante que continuará a «fazer trabalho político» na região.

 

 

Sul Informação

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Mariana Mortágua defendeu em Loulé nova política de habitação para o Algarve

José Gusmão assume derrota do BE no Algarve e está preocupado com «hegemonia» da direita

Sul Informação - Montenegro vem às Festas do Caracol e da Pinha no Algarve

AD vence a nível nacional, PS e Chega com o mesmo número de deputados no Parlamento

Sul Informação - Mariana Mortágua defendeu em Loulé nova política de habitação para o Algarve

Legislativas: Mortágua reconhece “grande derrota” do BE mas mantém candidatura na próxima convenção