Investigadores da CEBAL ganham prémio de inovação europeu para agricultura mais sustentável

Ideia de negócio conquistou o terceiro lugar no “EIT Jumpstarter 2021”

A ideia de negócio “CynaraMulch”, desenvolvida por duas investigadoras do CEBAL, conquistou o terceiro lugar na edição do ano de 2021 do Programa Europeu de Apoio à Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), “EIT Jumpstarter 2021”, na categoria das Matérias-Primas.

Esta ideia, intitulada “CynaraMulch”, propõe «desenvolver filmes de plástico biodegradáveis à base de extratos da planta de cardo, como alternativa aos plásticos amplamente utilizadas pelo setor agrícola» e começará a ser desenvolvida a partir deste ano.

«A utilização massiva das coberturas de plásticos na agricultura deve-se aos vários benefícios que apresentam, tais como uma maior produtividade, melhor qualidade da fruta e maior eficiência no uso da água, mas são também uma fonte importante de microplásticos, com um grande impacto na água e no solo», explica a CEBAL.

Desta forma, a solução inovadora encontrada pelas investigadoras, «construída na perspetiva de valorização integrada do cardo com desenvolvimento de novas aplicações para esta planta», pretende «chegar aos agricultores que aspirem a contribuir para a sustentabilidade agrícola e ambiental».

 

Cardo

 

Para Fátima Duarte, investigadora responsável do grupo, os prémios atribuídos «valorizam a dedicação e o conhecimento que temos vindo a criar no grupo de investigação ao longo dos
últimos 10 anos, reforçando o objetivo de internacionalizar esta linha de investigação. Poderemos estar de mãos-dadas com a primeira start-up do CEBAL, a primeira de muitas assim espero».

A equipa venceu ainda o prémio “EIT Jumpstarter – X-KIC Prize”, que distingue a ideia de negócio mais multissetorial, envolvendo as áreas da alimentação, matérias-primas e ambiente. Com ambos os prémios, a equipa angaria um apoio de 10 mil euros.

O EIT Jumpstarter, programa de aceleração de ideias inovadoras com potencial de negócio, contou com a participação de 548 equipas, 220 equipas selecionadas para os bootcamps no ano de 2021, sendo a equipa do CEBAL constituída por Fátima Duarte e Teresa Brás, investigadoras do grupo dos “Compostos Bioativos”, uma das 42 equipas selecionadas para a final, que decorreu no início de Dezembro.

Este é um programa pré-acelerador de empresas, promovido desde 2017 pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), uma entidade da União Europeia, tendo como objetivo estratégico o de «criar impacto sustentável nestas regiões, impulsionando a inovação e o empreendedorismo nesta parte da Europa», conclui a CEBAL.

 



Comentários

pub