Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O primeiro enterramento da época romana que se deteta na área urbana de Serpa foi encontrado pela equipa de arqueologia que está a fazer os trabalhos preventivos, no decorrer da requalificação da Rua dos Fidalgos, no centro daquela cidade alentejana.

Miguel Serra, arqueólogo do Município, explica que “conhecemos vários outros enterramentos de épocas posteriores, da época medieval e moderna, nomeadamente junto à Igreja de Santa Maria, à Igreja do Salvador, e na zona dos Silos”.

Mas “este é mais antigo, será da época romana, talvez do final do Império, ou do período imediatamente a seguir”.

são brás de alportel

Trata-se do primeiro enterramento desta época descoberto na área urbana, o que significa que “provavelmente faria parte de um cemitério desta população, que provavelmente se desenvolve na área de implantação das casas, pelo que não conseguimos verificar se se trata de um caso isolado ou se há uma série de enterramentos aqui à volta”.

Segundo Miguel Serra, isso permite “chamar a atenção, em caso de obras aqui na zona, para que os moradores tenham essa possibilidade em conta”.

Foi possível enquadrá-lo neste período, visto que a sepultura “está coberta de telhas romanas”. Encontra-se numa cova simples, sem qualquer oferenda que o permita datar com maior precisão, pelo que o “encaixamos entre o final do período romano e o início da Antiguidade Tardia”.

O achado “encontra-se parcialmente destruído por obras anteriores, verificando-se a existência de silos medievais, que cortaram parte do esqueleto, nomeadamente parte do crânio e um dos membros inferiores. O restante esqueleto encontra-se bem conservado”, acrescenta o arqueólogo municipal.

Sónia Ferro, antropóloga que está a trabalhar na escavação, revela que até agora foi possível perceber que se trata de “um homem, jovem”, e que só analisando os ossos se poderá ver se tem “alguma marca de patologia” ou acrescentar dados que possam ser relevantes.

 

Sul Informação

 



lagos eventos
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - Nova sondagem arqueológica no Castelo de Alferce permite saber mais sobre muralha omíada

Nova sondagem arqueológica no Castelo de Alferce permite saber mais sobre muralha omíada

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»

Sul Informação - Incêndio na Serra de Monchique foi extinto durante a madrugada

Fogo dominado no concelho de Aljustrel, 250 operacionais no terreno