Dirigentes Associativos do Baixo Alentejo e Algarve preocupados com o futuro da agricultura portuguesa

Dirigentes associativos questionaram a CAP sobre a capacidade do Ministério da Agricultura para resolver os diversos problemas

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) reuniu-se esta quinta-feira, dia 13, em Mértola, com os dirigentes associativos do Baixo Alentejo e Algarve, na segunda reunião de uma ronda de Conselhos Consultivos que, ao longo do mês de janeiro, irá percorrer o País.

Estas reuniões servem para auscustar os representantes regionais dos agricultores sobre as questões da atualidade da Agricultura portuguesa e esclarecer sobre diversas matérias relacionadas com o setor.

Em Mértola, os dirigentes associativos do sul do País receberam informação atualizada sobre os níveis de execução do PDR (Programa de Desenvolvimento Rural), o processo de desenvolvimento da PAC (Política Agrícola Comum) e o respetivo PEPAC (Plano Estratégico da PAC), e questionaram a CAP sobre a capacidade do Ministério da Agricultura para resolver os diversos problemas relativamente a estas e outras questões.

O encontro verificou-se imediatamente após uma sessão de esclarecimento promovida pela CAP em Lisboa, com os representantes dos partidos políticos, a propósito das Eleições Legislativas do próximo dia 30 de Janeiro.

Nessa sessão, segundo a CAP, constatou-se «a necessidade de corrigir erros no funcionamento do Ministério e reforçar as suas competências, designadamente devolvendo ao mesmo a tutela de áreas fundamentais para o setor e para o mundo rural, como a gestão das florestas, da água e dos animais».

Esta série de Conselhos Consultivos Regionais conta com a presença do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, e do secretário-geral da Confederação, Luís Mira, incluindo este ano a participação virtual de todo o Departamento Técnico da Confederação.

A ronda de encontros regionais iniciou-se no dia 10 de janeiro, em Elvas, com o Conselho Consultivo do Alto Alentejo, e irá prosseguir esta sexta-feira, dia 14, com o Conselho Consultivo Regional do Oeste, no Sobral de Monte Agraço.

 
 



Comentários

pub