Círculo de Beja mantém dois deputados do PS e um do PCP

Pedro do Carmo (PS), Nelson Brito (PS) e João Dias (PCP-PEV) são os três deputados eleitos

O Partido Socialista (PS) é o grande vencedor desta noite eleitoral no distrito de Beja, onde são atribuídos três mandatos.

Este círculo eleitoral mantém dois deputados socialistas. Pedro do Carmo continuará o seu trabalho de deputado na Assembleia da República, enquanto Nelson Brito, ex-autarca de Aljustrel e presidente da Federação do PS do Baixo Alentejo, se estreia neste papel no Parlamento.

Na legislatura anterior, a segunda deputada do PS era Telma Guerreiro que, nestas eleições, constava em terceiro lugar da lista do partido e não foi eleita.

Já o PCP-PEV (CDU), também conseguiu manter o deputado João Dias no Parlamento.

Quanto a resultados, no distrito de Beja, o PS obteve 43,73% dos votos, tendo feito uma “razia” completa pelo território.

A CDU foi a segunda força mais votada com 18,42%, a que se seguiu o PSD com 15,94%, Chega com 10,27%, BE com 3,72%, IL com 2,06%. Os restantes partidos ficaram abaixo de 1%.

Dos 120.888 inscritos, no círculo eleitoral de Beja, votaram 67.530 eleitores e a abstenção fixou-se nos 44,14%.

No concelho de Beja, o PS venceu em todas as freguesias, à exceção de Baleizão, onde ganhou o PCP-PEV (CDU). O PS obteve 39,26%. O PSD foi a segunda força mais votada com 19,02%. Seguiram-se o PCP/PEV com 18,70%, o Chega com 10,63%, o BE com 3,84%, a IL com 2,53%, o PAN com 1,13% e o CDS-PP com 1,02%. Os restantes partidos ficaram abaixo de 1%.

Dos 28.750 inscritos no concelho de Beja, votaram 15.954 eleitores. A abstenção foi de 44,51%.

O Sul Informação ouviu as reações dos deputados eleitos pelo círculo de Beja, nesta noite eleitoral.

Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, fala “numa vitória extraordinária” do Partido Socialista, que venceu em todo o distrito alentejano.

Acrescenta que o resultado obtido é “um reconhecimento do trabalho feito em prol das populações, afirmando, ainda que foi alcançado o objetivo de manter os dois deputados eleitos pelo círculo de Beja.

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, diz que “a bipolarização entre Rio e Costa prejudicou a CDU”, neste ato eleitoral.

Antevendo “tempos bastantes difíceis com um grupo parlamentar possivelmente mais reduzido”, o deputado comunista garante que honrará cada voto com “trabalho, empenho e dedicação, exigência e luta”.

 

 
 



Comentários

pub