Casa da Cultura de Beja apresenta “Viagem de Comboio” pelas obras de Natália Gromicho

Exposição será inaugurada no dia 15 de Janeiro

A exposição de pintura “Viagem de Comboio”, de Natália Gromicho, vai ser inaugurada no sábado, dia 15 de Janeiro, na Casa da Cultura de Beja, e ficará patente até ao dia 28 de Fevereiro.

A exposição foi cuidadosamente selecionada pela artista, contando com oito quadros pintados entre 2015 e 2018, alguns expostos na icónica exposição “Do ocidente para o Oriente”, apresentada no Museu do Oriente de Lisboa e Macau.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00, e aos sábados, das 14h00 às 20h00.

Natália Gromicho nasceu em Lisboa, frequentou o curso de Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e especializou-se em pintura.

Ao estudar “Artes e Ofícios”, incluindo cerâmica, a pintora portuguesa acabou por frequentar a escola de arte privada ArCo de Lisboa, onde realizou uma formação em “Intensivo de Pintura”.

Começou a pintar em 1995, tendo feito mais de 100 exposições individuais e coletivas, representando o país em mostras internacionais, entre elas a de Itália (a maior exposição internacional de Direitos Humanos), a do Brasil (a mais importante apresentação de arte e moda da América do Sul) ou a de Miami (World Tour Exhibitions Contemporary Artists).

Natália Gromicho foi a primeira artista portuguesa a expor na Adelaide Fringe Festival, na Austrália, esteve em representação de Portugal na The Power of Perception II, em Nova Iorque, a convite da embaixada portuguesa, apresentou os seus trabalhos em Moscovo, Rússia, e foi convidada a apresentar o seu trabalho, nas comemoração do Dia de Portugal, na embaixada de Bordéus, em França.

A pintora também apresentou as suas obras em Londres, Timor-Leste, Singapura, Xangai, Macau e em Portugal, com uma exposição retrospetiva da Fundação Oriente Museu.

Vencedora de vários concursos, as suas obras «estão representadas em várias coleções privadas e institucionais em todo o mundo», realça a autarquia de Beja.

 



Comentários

pub