Carlão apresenta «Livres e Iguais» aos alunos do ensino secundário de Beja

No âmbito do projeto “Rostos com Futuro” financiado pelo Portugal 2020 através do POISE e ACM

O Pax Julia – Teatro Municipal de Beja recebe na terça-feira, dia 18 de janeiro, às 15h00, a performance musical e teatral «Livres e Iguais», com Carlão.

Trata-se de um projeto pedagógico de promoção da interculturalidade dirigido a alunos do ensino secundário, turmas que trabalhem esta temática, e que será agora apresentado aos Agrupamentos de Escolas nº1 e nº2 de Beja.

«Livres e Iguais» é um projeto desenvolvido pela empresa Betweien em parceria com o músico Carlão, com a Associação SOS Racismo e com o Conselho Português para os Refugiados, que tem o propósito de sensibilizar e acabar com qualquer tipo de discriminação fundada na ignorância e no ódio.

Este projeto deu origem a um livro, no qual se abordam questões como o Racismo, a Discriminação Étnica e a Xenofobia, dotando os/as leitores/as do conhecimento e das ferramentas de que necessitam para combater, em si e naqueles que os rodeiam, atitudes e comportamentos discriminatórios.

Também apresenta algumas ferramentas de reflexão e autoconhecimento, de enquadramento teórico e jurídico e alguns dados estatísticos, além de três histórias ficcionadas e a letra de três temas musicados pelo Carlão sobre estas temáticas. Este livro será oferecido a todos os alunos de Beja participantes na ação.

O espetáculo é uma organização Câmara Municipal de Beja, no âmbito do projeto “Rostos com Futuro” financiado pelo Portugal 2020 através do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e ACM – Alto Comissariado para as Migrações.

Carlão, ou seja Carlos Nobre, é filho de pais cabo-verdianos, nasceu em Angola e viajou para Portugal no mesmo ano do seu nascimento, 1975.

Entre 1993 e 2009, sob o pseudónimo “Pacman”, foi um dos vocalistas e o principal letrista dos “Da Weasel”.

Após o fim dos “Da Weasel”, em 2010 e 2011, gravou dois discos com a banda trash/hardcore “Os Dias De Raiva” e, logo a seguir, embarcou no projeto “Algodão”.

No final de 2013, entrou em estúdio com Fred Ferreira e Regula, e, sob o seu nome de sempre – Carlão -, gravou o disco “5-30”, que foi editado em 2014 e marcou um regresso a sonoridades mais próximas do Hip-Hop e daquilo que tinha feito com os “Da Weasel”.

Em 2015, Carlão editou um álbum em nome próprio intitulado “Quarenta”. O sucesso do primeiro single “Os Tais”, bastante tocado pelas rádios mais ouvidas do país, tornou-o imediatamente requisitado para uma intensa agenda de concertos.

Em 2016, juntamente com Boss AC, criou o tema-genérico do programa de cariz sociológico “E Se Fosse Consigo”, da autoria de Conceição Lino.

“Agulha No Palheiro” e “Viver Pra Sempre”, os singles lançados em 2017 e a tocar nas rádios nacionais, foram os primeiros avanços do seu segundo álbum de originais, editado em 2018.

 

 



Comentários

pub