Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Capela de São Brás, em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, vai ser alvo de trabalhos de reabilitação, anuncia a Junta de Freguesia local.

Esta primeira fase da intervenção representa um investimento de cerca de quatro mil euros, inteiramente suportados pela Junta.

Diogo Conqueiro, presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, realça a importância da obra, referindo que a Capela se encontra num avançado estado de degradação.

são brás de alportel

 

 

Numa parceria com a Paróquia de Vila de Frades, a Junta de Freguesia anuncia que o início da primeira fase da empreitada terá lugar entre fevereiro e março deste ano.

É uma fase que contempla a lavagem de todo o exterior e telhado, aplicação de algerozes, pintura exterior, reparação de madeiras e ferros e iluminação da fachada principal.

A segunda fase da obra irá incidir nos frescos da Capela que a Junta de Freguesia caracteriza como “exemplares”. Este monumento religioso integra a Rota dos Frescos do Alentejo.

Primeira Rota de Touring Cultural no nosso país, criada em 1998, a Rota do Fresco agrega 15 municípios alentejanos: Alvito, Cuba, Vidigueira, Viana do Alentejo, Portel, Évora, Montemor-o-Novo, Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Serpa, Moura, Castro Verde, Aljustrel e Beja.

A Rota do Fresco propõe a descoberta do tesouro escondido do Alentejo — a Pintura Mural a Fresco — que se guarda, por razões muito concretas e directamente relacionadas com o desenvolvimento deste território — na maior parte das igrejas, capelas e ermidas da região.

A Rota do Fresco é assim uma oportunidade única de transpor estas portas, usualmente fechadas, e desvendar pinturas com 500 anos de existência, preservadas, por vezes, sem mácula, em monumentos esquecidos.

As Rotas têm duração variada (de 1/2 dia a 4 dias) e destinam-se a pequenos e médios grupos. Poderá ainda aventurar-se num Atelier de Pintura Mural a Fresco ou num Atelier de Caiação sazonal. Todas as Rotas são acompanhadas por um Intérprete do Património, licenciado em História ou História da Arte e formado especialmente em pintura mural e cultura alentejana. As Rotas também poderão ocorrer no regime self-guided.

 

Sul Informação

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

Sul Informação - Câmara de Grândola diz que vai analisar proposta do Belenenses SAD de se mudar para o Alentejo

Câmara de Grândola reitera urgente criação de novas praias naquela faixa costeira

Sul Informação - Vem aí mais uma edição das “Noites com o Património”, em Loulé

Vem aí mais uma edição das “Noites com o Património”, em Loulé

Sul Informação - Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines