Candidato da CDU por Beja confiante na reeleição [com áudio]

João Dias, atual deputado, acredita também no reforço da votação

João Dias acredita na sua reeleição enquanto deputado do PCP eleito por Beja, nas Legislativas do próximo dia 30, bem como num reforço da votação.

A afirmação foi feita pelo atual deputado comunista que volta a encabeçar a candidatura da CDU pelo distrito de Beja, à margem de uma conferência de imprensa realizada, esta segunda-feira, no Centro de Trabalho do PCP, em Beja, para apresentar as propostas que integram o programa daquela força política para o distrito.

Além de fazer um balanço positivo dos primeiros dias de pré-campanha, João Dias afirmou que 90% do trabalho feito na Assembleia da República, em prol do distrito de Beja, tem sido feito si.

O parlamentar considera que os dois deputados socialistas pouco ou nada fizeram e admite estar, hoje, ainda em melhores condições para desempenhar o cargo de deputado.

O cabeça-de-lista, acompanhado por Tomé Pires, número dois da lista, e por Helena Pais, número seis, apresentou um programa constituído por dez propostas.

Entre elas, a CDU quer promover o emprego e valorizar o trabalho e os trabalhadores. Neste ponto, os comunistas defendem o aumento geral dos salários com o incremento do salário mínimo nacional para 850 euros e com a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais.

Quanto ao setor da saúde, a candidatura encabeçada por João Dias pretende desenvolver a melhoria geral das respostas na área, nomeadamente com a concretização da construção do novo edifício do hospital de Beja, a construção e qualificação dos centros de saúde, bem como de extensões de saúde.

Além disso, a candidatura da Coligação Democrática Unitária entende ser necessário o investimento nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica, exemplificando com o caso da Ressonância Magnética, que não existe no Hospital da capital de distrito.

Outra aposta é na promoção de uma política de mobilidade e de acessibilidades, assegurando a ligação direta de comboio entre Beja e Lisboa, assim como a eletrificação e modernização da linha entre Beja e Casa Branca e entre Beja e Funcheira, repondo a ligação direta ao Algarve.

Ainda sobre as acessibilidades, a candidatura da CDU entende ser necessário um sistema de transporte rodoviário que garanta um IP8 em perfil de autoestrada entre Sines e Vila Nova de Ficalho e sem portagens. Potenciar o aeroporto de Beja e integrá-lo numa gestão pública é outra proposta que integra o programa.

Além disso, os comunistas querem promover a valorização ambiental da região, salvaguardar a gestão pública da água, bem como desenvolver uma agricultura sustentável e potenciar os recursos mineiros do distrito são outras propostas.

Apostar no Turismo e na Educação e criar uma rede de serviços e infraestruturas sociais (creches e equipamentos de apoio à terceira idade) fazem, também, parte das propostas apresentadas.

A campanha da CDU para as Eleições Legislativas arranca, no distrito de Beja, no próximo domingo, 16 de janeiro.

 

 



Comentários

pub