Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

José Gusmão, candidato do Bloco de Esquerda (BE) pelo Algarve às Legislativas2022, e a sua delegação, tiveram uma reunião esta sexta-feira, 14 de Janeiro, com os bombeiros de Monchique e com a Associação dos Lesados do incêndio de Monchique 2018 (ALIM 2018).

Segundo o BE, José Gusmão disse, durante a reunião, que, «no ano em que os incêndios ocorreram, as autoridades prometeram apoios e reparações às populações de Monchique, mas quando o assunto desapareceu das televisões, a esmagadora maioria das famílias nunca
chegou a receber qualquer apoio».

Por seu lado, os lesados recordaram que os incêndios «têm uma forte responsabilidade pública, por força da ausência de uma política de ordenamento do território e de uma política para a floresta».

maozorra

«Alguns desses problemas foram atacados pela reforma da política florestal, mas está quase tudo por fazer. Em todo o caso, as medidas aprovadas entretanto não substituem as reparações devidas e várias vezes prometidas a populações como a de Alferce, que tiveram perdas inestimáveis», explica o BE.

José Gusmão assumiu o compromisso de «não esquecer os apoios que foram prometidos e de confrontar a tutela com as obrigações que contraiu perante as vítimas destes incêndios».

Os bloquistas reuniram ainda com os Bombeiros de Monchique, «no sentido de ouvir as necessidades» deste quartel que «presta serviços significativos à comunidade com condições difíceis do ponto de vista dos acessos, da dispersão populacional e do envelhecimento, e tem limitações ao nível do apoio financeiro, dos profissionais, nomeadamente no domínio da resposta imediata e quanto às instalações disponíveis».

O BE falou também da «necessidade de apoiar estes quarteis que cumprem uma missão pública, sem os apoios adequados, tendo de encontrar soluções no plano local e resolver problemas graças ao voluntariado».

 

Sul Informação



sessões de cinema de inverno
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Marcelo Rebelo de Sousa Olhão Escola Secundária Presidente da República-4

PR vê condições de governabilidade e espera novo Governo perto do 10 de Junho

Rodrigo Teixeira CR-2

Livre atinge «5º lugar histórico» e apela à «reflexão de todos os partidos» após resultados

Daniel Viegas

Voto útil «comprometeu potencial de crescimento» da IL no Algarve