Almodôvar recupera nora secular da Cerca da Presença

Obra financiada por fundos comunitários

A nora da Cerca da Presença, elemento importante do património do concelho de Almodôvar, começou esta semana a ser restaurada, anunciou a Câmara Municipal deste concelho do Baixo Alentejo.

Os trabalhos, que a autarquia salienta estarem a cargo de uma «empresa especializada», foram autorizados pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A intervenção nesta nora secular vai custar 160 mil euros, sendo a obra financiada por fundos comunitários, do PDR2020 e do FEADER.

Os objetivos da intervenção já em curso são «recuperar a Nora da Cerca da Presença e asestruturas edificadas adjacentes, contrariando o processo de degradação em que se encontram, por forma a ser possível recuperar toda a sua valência estética e histórica», bem como «valorizar o conjunto patrimonial, tendo em vista o seu aproveitamento enquanto ativo turístico e cultural».

Além da recuperação das estruturas, prevê-se ainda a instalação de painéis informativos, a produção de folhetos informativos, e a promoção de atividades de dinamização e promoção.

Segundo a Câmara de Almodôvar, «depois de terminada, será mais um ponto de referência turística e cultural , bem como uma amostra das nossas tradições às gerações que não conviveram com o uso diário destes mecanismos e sistemas de outrora».

Depois da requalificação da nora e da zona envolvente, vai nascer um loteamento nesta zona, a sudoeste do monumento, acrescenta a autarquia.

 

 



Comentários

pub