Aljustrel: já começaram os trabalhos de recuperação ambiental na Ribeira do Roxo

Projeto de recuperação foi desenvolvido pela Associação de Beneficiários do Roxo, no valor de 150 mil euros.

Os trabalhos de recuperação ambiental da Ribeira do Roxo já começaram, na freguesia de São João de Negrilhos, anunciou a Câmara Municipal de Aljustrel.

A autarquia explica que “esta ação resulta de um protocolo que o município de Aljustrel assinou com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social”.

Os trabalhos arrancaram junto ao local de Calveiras da Granja, em São João de Negrilhos, a jusante da ponte da estrada 527-2, prosseguindo o restabelecimento ambiental no troço da ribeira junto ao Monte do Cascalho (ponte para a Corte Vicente Anes).

O projeto de recuperação foi desenvolvido pela Associação de Beneficiários do Roxo, no valor de 150 mil euros, e possibilitará o desassoreamento e desobstrução da ribeira, uma vez que, pequenos episódios de precipitação conduzem diretamente à ocupação de áreas agrícolas, mas também, à inundação de parte das estradas 383 e 527-2.

Nesse sentido, começaram a ser removidos inertes e vegetação instalada no curso de água, efetuando-se a reposição do trajeto natural nas margens, e com a remoção de antigos muros.

A autarquia de Aljustrel refere que será, ainda, feita a recuperação ambiental com a trituração de parte da vegetação dos taludes da ribeira, criando-se faixas arborizadas que absorvam os nutrientes em circulação e que evitem o arrastamento de solo pelo seu curso.

Recorde-se que o Programa de Estabilização Económica e Social prevê que o Fundo Ambiental financie intervenções de reabilitação de leitos e margens ribeiras com recurso a técnicas de engenharia natural.

De acordo com o município “esta reabilitação permitirá ainda devolver territórios ribeirinhos ao usufruto da população, apostando-se na restauração dos ecossistemas às suas características naturais, acautelando a inundação de campos agrícolas e melhorando as condições de segurança para automobilistas e transeuntes aquando episódios mais rigorosos de chuva”.

 



Comentários

pub