Temperaturas máximas que poderão atingir valores entre 18 e 22°C em alguns locais do litoral Norte e Centro e em grande parte da região Sul, sem chuva. Esta é a previsão meteorológica para Portugal Continental do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o período entre 31 de Dezembro e 2 de Janeiro.
O IPMA acrescenta que o estado do tempo nesta época da passagem de ano será caracterizado por «dias menos chuvosos que o habitual para a época do ano e com temperaturas amenas, com valores acima do normal para o mês de Dezembro (entre 1 a 6°C acima).
No dia 2, porém, está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima. Ainda assim, deverão verificar-se valores entre 18 e 20°C no Alentejo e no Algarve, sendo que, no resto do território, os valores de temperatura máxima deverão variar entre 11 e 17°C, com os valores mais baixos previstos para o extremo norte do continente.
Para a noite de passagem de ano, ainda segundo o IPMA, prevê-se uma situação de tempo estável, com ausência de precipitação, com nebulosidade alta e temperaturas a variar aproximadamente entre 8 e 13°C no litoral e entre 2 e 8°C nas regiões do interior, em especial na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Alta.
Com a informação disponível ao dia de hoje, 28 de Dezembro, o IPMA prevê a «aproximação de uma superfície frontal fria de fraca atividade às regiões do litoral Norte e Centro, entre o final da tarde de dia 1 e a manhã de dia 2, com valores de precipitação pouco significativos (valores inferiores a 5mm/24h, em média).
O vento irá predominar do quadrante sul no dia 31 de Dezembro e no dia 1 de Janeiro, rodando gradualmente para noroeste a partir de dia 2, soprando temporariamente moderado a forte no dia 31 e no dia 1 nas terras altas do Norte e Centro e pontualmente no litoral oeste, a norte do cabo Carvoeiro.
Por seu lado, a agitação marítima deverá manter-se abaixo de 3 metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste, prevendo-se um aumento temporário na tarde de dia 1, a norte do Cabo Mondego, para valores próximos de 4 metros.