Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Resialentejo vai investir 5,13 milhões de euros no esforço de recolha e tratamento dos resíduos indiferenciados (resíduos que não são separados), provenientes da recolha municipal e dos materiais recicláveis depositados nos ecopontos/ecocentros.

O valor do investimento está definido no orçamento da empresa intermunicipal para 2022, recentemente aprovado, e cujo montante global é de cerca de 6 milhões de euros.

Em nota de imprensa, a Resialentejo explica que «o primeiro orçamento, sob a liderança de Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, prevê a realização de diversas iniciativas de reforço do posicionamento da empresa e de concretização de projetos importantes para a redução dos impactos ambientais e a procura de uma maior sustentabilidade no território do Baixo Alentejo».

jf-quarteira

Segundo a mesma nota, o orçamento e plano de atividades contempla, entre outros, investimentos na aquisição de equipamentos de recolha seletiva Porta-a-Porta e PAYT, assim como na expansão da rede de ecopontos».

Além disso, prevê a «conclusão da Estação de Transferência de recicláveis em Moura, a adaptação tecnológica dos ecocentros existentes e a conclusão da construção da Unidade de Tratamento de Biorresíduos (Nova linha da UTMB)».

A «aquisição de equipamentos de Recolha Seletiva, a aquisição de equipamentos de Compostagem Doméstica, a ampliação do aterro sanitário, a selagem parcial do aterro intermunicipal (em fase de exploração) e o reforço da Rede de Biogás» são outros objetivos.

O orçamento tem previsto igualmente o «início da ampliação do Aterro Intermunicipal, a otimização da zona envolvente do Canil/Gatil, Aterro e Oficinas, a aquisição de equipamentos administrativos, o desenvolvimento de campanhas de sensibilização e educação ambiental e a aquisição de equipamentos de substituição».

A Resialentejo é a empresa intermunicipal responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Sul Informação

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»

Sul Informação - Incêndio na Serra de Monchique foi extinto durante a madrugada

Fogo dominado no concelho de Aljustrel, 250 operacionais no terreno

Sul Informação - Dominado incêndio de Castro Marim

Fogo em Aljustrel continua com duas frentes ativas