Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Oliveira Real, com mais de 2000 anos, do Aldeamento Pedras D’el Rei, em Tavira, e a Oliveira Milenar, com a mesma idade, do Morgado do Quintão, em Lagoa, são os dois exemplares algarvios candidatos a Árvore Europeia do Ano 2022.

No caso da oliveira (Olea europaea L. var. europaea) hoje situada em Pedras d’El Rei, foi «plantada no tempo dos romanos, assistiu à invasão dos mouros e a batalhas até à sua expulsão e testemunhou a fundação de Portugal».

Como se pode ler na página do concurso da Árvore Europeia do Ano, «muitos séculos passaram e ela resistiu, o seu tronco cresceu e ficou oco, criando no seu interior uma “sala” circular com 1,30m de diâmetro».

festival do marisco de olhao

Esta que é «um dos seres vivos mais antigos de Portugal foi classificada como uma árvore de interesse público em 1984».

 

Sul Informação

Quanto à Oliveira Milenar do Morgado do Quintão, tem também 2000 anos de vida, uma altura de 5 metros e um perímetro de tronco de 4 metros. Situa-se numa antiga quinta, fundada pelo Conde de Silves, que está em posse dos seus descendentes, onde há também vinha, outras oliveiras milenares, amendoeiras e figueiras que «a atual geração da família se compromete em preservar para as gerações futuras».

A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu “Tree of The Yer 2022”, estando as votações abertas até ao dia 5 de Janeiro. A árvore vencedora será anunciada no dia 6.

Para votar na Oliveira Real de Tavira, basta clicar aqui.

Para votar na Oliveira Milenar de Lagoa, basta clicar aqui.

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Igreja_Nossa_Senhora_Carmo_Tavira

Funeral dos 4 jovens mortos no acidente em Tavira é amanhã

INEM_er_03

Quatro jovens morrem quando carro se despista e cai ao rio Séqua em Tavira

Ponte antiga-varela-cmt-set09 (3)

Tavira abre novas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento